PDT se despede de Hari Alexandre Brust, fundador do partido e presidente de honra do PDT da Bahia

Por Elizângela Isaque
25/02/2021

Morreu nessa quarta-feira (24), em Salvador (BA), o fundador do PDT  e presidente de honra do partido na Bahia, Hari Alexandre Brust, aos 83 anos. Ele estava internado na capital baiana em decorrência de uma pneumonia. Velado no início da tarde desta quinta-feira (25), seu corpo será cremado às 17h, no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas.

Ao expressar seus sentimentos em relação à morte de Brust, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, lamentou ter ter perdido um valioso companheiro.

“Com profundo pesar, acabo de receber a notícia da passagem de nosso valioso companheiro Hari Alexandre Brust, presidente de honra do PDT da Bahia. Brust dedicou sua vida à causa do povo brasileiro. Ocupou inúmeros cargos de direção do partido na Bahia – que ajudou a fundar e era membro do Diretório Nacional”, escreveu Lupi, em suas redes sociais.

Legado

Nascido em Santa Rosa (RS) e radicado na Bahia há 50 anos, Brust era formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (IPF/RS), e pós-graduado em Administração Industrial, pela Escola de Administração de Empresa da Bahia.

Ele participou ativamente dos governos de Leonel Brizola no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, 1982/86 e 1994/98, respectivamente. E, ao lado de Brizola, também atuou na Campanha da Legalidade em 1961, formando uma rede de rádio que mobilizou o País para garantir a posse do presidente eleito João Goulart. Em 2019, Brust lançou o livro de sua coautoria “Leonel Brizola – Uma biografia”, no qual ele conta a trajetória política do maios líder do PDT.

Em junho de 2020, Alexandre Brust recebeu a Medalha Thomé de Souza, concedida pela Câmara Municipal de Salvador, que também o condecorou com o título cidadão soteropolitano. Dez anos antes, ele também foi condecorado como Cidadão do Estado da Bahia, pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Justas homenagens ao pedetista, que no estado baiano, além de uma forte atuação política partidária, foi diretor da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBMP), das Centrais de Abastecimento da Bahia S/A (Ceasa) e da Empresa de Limpeza Pública de Salvador (Limpurb), onde implantou vários projetos, como os grafiteiros, cooperativa para os trabalhadores na Reciclagem do Lixo em Canabrava, e políticas públicas para a preservação do meio ambiente.

Outras condecorações

Título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro, concedido pela Assembleia Legislativa – RJ; Cidadão Niteroiense, concedido pela Câmara Municipal de Niterói; Cidadão de Salvador, concedido pela Câmara Municipal de Salvador.
Confira abaixo alguns artigos de autoria de Hari Alexandre Brust: