PDT reafirma oposição a Ratinho Jr. e inicia construção do “Projeto Paraná”


Ascom PDT do Paraná
14/09/2021

Em reunião realizada no último sábado (11), com a presença do deputado federal Gustavo Fruet e do deputado estadual Goura Nataraj, a Executiva Estadual do PDT decidiu intensificar os esforços para a construção de uma aliança oposicionista à gestão do governador Ratinho Jr. (PSD), nomeando uma coordenação que realizará uma série de seminários temáticos a fim de viabilizar um Projeto de Desenvolvimento para o Estado.

O Projeto Paraná, como foi intitulado, será uma das principais atividades do partido com agenda permanente até março de 2022 e participação de representantes de entidades setoriais, sindicatos e federações de trabalhadores, da academia, além de todos os movimentos de base, com sistematização pela Fundação Leonel Brizola – órgão de estudos, pesquisas e assessoramento partidário.  

“Nós vamos desenvolver um projeto estruturante de Estado para emergir um Paraná inovador, progressista, democrático e inclusivo. O Paraná precisa de um Projeto de Estado, elaborado em conjunto com a sociedade e que dela se torne propriedade, garantindo a sua continuidade, sobrevivendo às mudanças governamentais”, afirmou o ex-deputado constituinte e vice-presidente estadual do PDT, Nelton Friedrich, coordenador do Projeto Paraná.

O PDT reafirmou ainda sua postura de oposição ao atual governo ressaltando que o governador Ratinho Jr. amplifica no Paraná as políticas recessivas do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), que resultam no aumento da miséria, da fome, no sucateamento e na precarização do trabalho e do setor produtivo.

O partido considera também que a militarização de mais de 200 escolas no Paraná é uma afronta à democracia e condena as privatizações conduzidas pelo governo do estado, que teve na venda da Copel Telecom seu maior símbolo; além disso, a desastrosa política ambiental ignora os efeitos da pior crise hídrica do Estado, bem como os alertas sobre a crise climática mundial; o desrespeito aos direitos dos servidores públicos e a renovação dos contratos de concessão das rodovias, que garantem o lucro das concessionárias por mais 30 anos, em detrimento da segurança e acessibilidade dos usuários.

“Mais que nomes, o Paraná necessita de um projeto consistente, que sirva de referência àqueles que buscam alternativas ao descalabro estadual e nacional. Estamos conectados com essa maioria que pensa e quer fazer diferente, com ousadia e compromisso popular. O PDT apresentará sim um projeto para o Paraná em 2022 e o colocará à disposição da nossa sociedade”, afirmou o presidente estadual André Menegotto.

Para o deputado federal Gustavo Fruet, que é vice-presidente do PDT no Estado, o partido deve apresentar uma plataforma que estimule o debate em torno do Paraná das próximas décadas. “Não podemos perder mais tempo com falsas narrativas e bravatas. O Projeto Nacional de Desenvolvimento proposto por Ciro Gomes exigirá de nossa parte também um projeto de estímulo à produção, ao emprego e a redução das desigualdades” afirmou o deputado Gustavo Fruet.

O deputado estadual Goura, afirmou que o PDT busca intensificar sua atuação como partido de oposição e vai construir novos caminhos com lideranças que estejam comprometidas com o seu projeto. “Inverteremos a lógica da política tradicional; apresentaremos um projeto construído com vários setores, que seja socialmente justo e economicamente sustentável. Premissas que não existem hoje no governo Ratinho”, concluiu Goura.

Recentemente filiada à legenda e apresentada como uma das alternativas para as eleições majoritárias, a professora, mestre e doutora em Direito do Estado pela UFPR, Desiree Salgado, manifestou-se contra a alienação bolsonarista e defendeu que o PDT se abra cada vez mais ao pluralismo de ideias dialogando com a sociedade, atraindo à participação para além das questões eleitorais.

A reunião da Executiva Estadual foi a primeira presencial após o início da pandemia do Coronavírus e contou com a participação dos presidentes dos Movimentos de Base do PDT, da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini, de coordenadores regionais e do presidente da Frente Trabalhista de Vereadoras e Vereadores.