PDT promove debate sobre MP da demarcação das terras indígenas em Goiás


25/01/2019

O Movimento Indígena do PDT promove em Goiânia, no próximo sábado (26), um ato para discutir a medida provisória 870/2019 editada pelo presidente Jair Bolsonaro no primeiro dia de governo, que retira da Fundação Nacional do Índio (Funai) e transfere para o Ministério da Agricultura a competência da identificação, delimitação e demarcação das terras indígenas no país. A atividade é realizada em parceria com a deputada federal Flávia Morais, o deputado estadual Karlos Cabral e com o vereador Paulinho Graus, ambos do PDT.

O evento faz parte de uma série de atividade que o PDT Nacional
tem realizado em todos estados brasileiros por meio do Movimento Indígena, coordenado por Rafael Weree, indígena Xavante, neto do primeiro deputado federal indígena Mário Juruna.

“Esta MP é um grande ameaça à liberdade e impõe total desrespeito ao modelo de vida dos indígenas no Brasil. Os principais inimigos dos indígenas no campo são o agronegócio e a pecuária, que invadem nossas terras e promovem o desmatamento”, afirmou Rafael.

Oposição consciente

O PDT, que teve Ciro Gomes como candidato à presidente nas eleições de 2018, tem liderado um importante bloco de oposição às medidas antidemocráticas do governo Bolsonaro. A ameaça aos povos indígenas é tratada como pauta prioritária pelas lideranças trabalhistas.

Devem participar do ato de sábado, além das lideranças pedetistas, representantes de movimentos sociais e um grupo de aproximadamente 280 estudantes indígenas de sete etnias de Goiás e outros estados.

Serviço

Ato para discutir MP 870/2019 sobre demarcação das terras indígenas

Data: 26/01/2019 (sábado)
Horário: 10h
Local: Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena – Universidade Federal de Goiás Câmpus Samambaia