PDT Paraná manifesta total apoio à greve dos trabalhadores da fábrica Renault

Foto: SMC

Por Ester Marques
23/07/2020

O PDT Paraná, a bancada pedetista da Assembleia Legislativa e o Movimento Sindical do partido no estado publicou, nesta quinta-feira (23), uma nota no qual manifesta total apoio à greve dos trabalhadores da montadora francesa Renault Paraná, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Ontem (22), a empresa anunciou o fechamento do terceiro turno e a demissão de 747 trabalhadores.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), as demissões ocorrem em meio às negociações que estavam em andamento desde a semana passada, justamente para evitar o desligamento de trabalhadores.

Em nota, pedetistas repudiam a ação afirmando que, ao se instalar no Paraná, a empresa recebeu benefícios fiscais previstos na lei 15.426/2007, onde obriga as empresas beneficiadas a garantir o emprego aos trabalhadores.

O PDT Paraná cita ainda, o grave momento que o estado enfrenta, com números de mortes que já ultrapassam 1,5 mil, além de 61 mil casos de Coronavírus confirmados.

“Nesse momento grave, em que o Paraná atravessa o seu pior momento da pandemia, lamentamos a completa omissão dos Governos Estadual e Federal nas negociações e na busca por uma solução que preserve as condições mínimas de dignidade e de sobrevivência dos trabalhadores e de suas famílias.  Os paranaenses não merecem tamanho descaso e insensibilidade e saberão avaliar tudo isso no futuro próximo”.

Nota de apoio do PDT Paraná