PDT Paraná inicia 2020 com foco nas convenções municipais

Foto: Oruê Brasileiro/Mandato Goura

PDT do Paraná
04/02/2020

O Plano de Convenções Municipais para a eleição de diretórios foi a pauta que dominou a primeira reunião ordinária da Executiva Estadual do PDT Paraná, realizada nesta segunda-feira (3). De acordo com o presidente estadual do partido, André Menegotto, até o momento, 69 municípios habilitaram-se e estão aptos para realizarem convenções até o prazo final do processo em 31 de março.

“Elaboramos um caderno de orientações com todos os procedimentos jurídicos necessários para que os municípios possam realizar as convenções da forma mais organizada possível. Isso faz parte do processo de reestruturação e fortalecimento do PDT no Paraná”, afirmou Menegotto.

O presidente explicou ainda que a Executiva Estadual, além de dividir o estado em 12 coordenações regionais para facilitar a organização dos diretórios, está dando uma atenção especial aos 30 maiores municípios do Estado, que juntos representam mais de 60% do eleitorado paranaense. “Desses 30 municípios, já estamos organizados em 27. E é importante observar, que a organização nesses municípios polos incentiva e auxilia a organização dos menores”, argumentou.

Para o deputado federal Gustavo Fruet, o processo de convenções municipais tem fundamental importância para a reestruturação e fortalecimento do PDT. “Vamos intensificar nossa agenda no interior para acompanhar esse processo e marcar uma agenda com Ciro (Gomes) no Paraná”, afirmou.

Da mesma forma, os deputados estaduais Goura, Nelson Luersen e Marcio Pacheco destacaram a importância da organização do partido para as convenções municipais. “As coordenações regionais são fundamentais para o fortalecimento do PDT. Na nossa região, e em Cascavel que é a minha base, estamos trabalhando e de forma coordenada para o crescimento e reestruturação do PDT”, afirmou Pacheco.

Outro ponto de destaque na pauta foi a necessidade de envolver os movimentos do PDT no processo de convenções municipais, uma vez que os dirigentes dos movimentos têm assento nos diretórios. O PDT conta com mais de 10 movimentos constituídos em nível nacional, entre os quais estão Sindical, Negro, Aposentados, Comunitário, PDT Diversidade, Ação Mulher Trabalhista (AMT), Cultural Darcy Ribeiro, Juventude Socialista e EcoTrabalhismo.

Pauta Legislativa

Buscar a unidade nas divergências, respeitando aquilo que é fundamental para o partido. É com este propósito que a bancada do PDT na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) inicia o ano legislativo. A pauta legislativa também foi tema da primeira reunião ordinária da Executiva Estadual do PDT Paraná.

Para o líder do PDT na Alep, deputado Goura, é preciso estar atento e buscar consenso nas pautas que são prioritárias para o partido. A exemplo da defesa das estatais, como forma de garantir a soberania, e a defesa do serviço público, principalmente no que tange a educação, saúde e segurança pública.

“Muito do que o governo queria fazer ele já fez. Esse ano, por ser ano eleitoral, ele deve amenizar um pouco. Mas é preciso estar atento. A privatização da Copel Telecom, por exemplo, não vai passar pela Alep em função de um decreto (N.°10.135/2019) do (presidente) Bolsonaro que permite a privatização das subsidiárias. É o mesmo caso da Usina de Foz do Areia. Então queremos fazer essa discussão, juntamente com os deputados federais, e estudar medidas judiciais contra esse decreto, tendo em vista que atinge diretamente o Paraná”, afirmou Goura.

O deputado Nelson Luersen também defendeu a unidade da bancada em torno das pautas prioritárias do partido e ressaltou que já iniciou uma conversa com a liderança do governo na Alep para tratar das mudanças de regras no programa Nota Paraná, uma vez que várias entidades estão preocupadas com a perda de recursos para a manutenção das mesmas.

Da mesma forma, o deputado Marcio Pacheco firmou que a bancada atua em sintonia nas pautas prioritárias e respeita os posicionamentos individuais de cada parlamentar.