PDT Paraná finaliza primeira formação para mulheres pré-candidatas

Ascom PDT do Paraná
14/08/2020

“Parabéns pela iniciativa do curso, transformador de almas! Jamais serei a mesma. Engrandecedor. As palavras me faltam, me sobra gratidão”. O depoimento de Graziela Püehler demonstra a potência da Formação para Mulheres Pré-candidatas promovida pelo PDT Paraná em parceria com a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini  (FLB – AP) e com apoio do Mandato Goura.

O curso teve início em 26 de maio e foi encerrado na terça-feira, 11 de agosto. Foram 12 encontros programados e mais uma aula bônus, cada um com uma hora e meia de duração. Toda a programação foi pensada de forma a abordar assuntos que chamassem a atenção para a importância da participação da mulher como protagonista na elaboração de políticas públicas nos mais diversos segmentos.

Nesse contexto, foram debatidos os seguintes temas: legislação eleitoral; marketing eleitoral; paridade de gênero no parlamento; liderança e participação política de mulheres; cidades inclusivas; políticas de esporte e lazer para mulheres; segurança pública e violência contra a mulher; saúde mental da mulher; saúde da mulher negra e humanização de partos; direitos humanos: direitos da mulher e identidade de gênero; sistema prisional feminino e, por fim, mulheres em situação de rua.

A Comissão Organizadora do curso contou com a parceria imprescindível de 14 palestrantes, entre as quais, apenas um homem. Profissionais altamente qualificadas nas suas respectivas áreas de atuação, com experiência em campo, seja na docência, na atuação em movimentos sociais ou na esfera política. Além do conhecimento histórico, acadêmico e científico, as participantes tiveram a oportunidade de ouvir relatos da vivência e atuação prática de várias palestrantes. A troca de experiências e de conhecimentos também foi intensa durante todos os encontros.

O curso, gratuito e realizado virtualmente, contou com uma média de 30 participantes por aula e mais de 70 inscritas de vários municípios paranaenses.

A Comissão Organizadora, composta pela jornalista e secretária de comunicação do PDT Paraná, Marcia Raquel de Oliveira, pela terapeuta ocupacional e assessora parlamentar do Mantado Goura, Isabela Perotti, pela historiadora e pré-candidata a vereadora Patrícia Lessa, e pela administradora e integrante da Executiva do PDT de São José dos Pinhais, Daniela Ferraz, entende ser fundamental compreender que as mulheres precisam ter oportunidade e igualdade de condições para participarem da política. E isso deve começar dentro dos partidos.

Caminho sem volta

Um dos maiores incentivadores para a realização do curso, deputado Goura (PDT), ressaltou a importância da formação nessa fase de pré-candidaturas. “Tenho certeza que isso é uma coisa que veio para ficar dentro do partido e da minha parte o Mandato está comprometido em fortalecer essa pauta da equidade, do fortalecimento, da entrada, da manutenção e da ampliação das mulheres na política, é um caminho sem volta”.

O líder do PDT na Assembleia Legislativa do Paraná também chamou a atenção para a sub-representação da mulher no parlamento. “Precisamos de um trabalho muito forte e estratégico para que cada vez mais essa presença feminina seja uma realidade. Com isso vamos aos poucos mudando as características de uma política violenta, machista e preconceituosa para uma política mais inclusiva, democrática e de cuidado”, avaliou Goura.

Aprendizado e troca de experiências

Em tempos de isolamento social, a oportunidade de encontros semanais, ainda que virtuais, se tornou, para todas essas mulheres, um alento e um incentivo para continuar a busca por igualdade e representatividade na política e nos espaços públicos deliberativos.

“Foi um curso muito proveitoso, temas fundamentais para a nossa formação, principalmente para mim que sou nova na política. Foi um aprendizado incrível, vou levar para a vida toda”.

Angela Soares – Araucária

“Vou morrer de saudades das terças-feiras com vocês. Aprendi muito em todas aulas. Muito obrigada por essa oportunidade”.

Patrícia Teixeira – Curitiba

“Quando o curso terminar, a saudade vai ficar. Nós… cada uma no seu lugar… iremos preparar a mulher a se politizar”.

Maria Klein – Realeza

“Quero agradecer a todas as responsáveis pelo curso, foi muito bom. Não imaginei que seria tão diferenciado como foi. Muito obrigada”.

Jeane Islena Vasilewski – Araucária

“Estou muito agradecida por esse grande aprendizado. Riquíssimo conhecimento, compartilhado para nós mulheres. Vocês são águias podem tudo. Obrigada. Vou sentir Saudades”.

Alessandra Santos – Maringá

“Todos os assuntos foram relevantes e necessários, não apenas para esta situação de pré-candidatura, são assuntos que contribuem para o crescimento cultural, profissional e pessoal. Acredito que nós, que passamos por essa formação de peso, não repetiremos as velhas práticas da política: rachadinha, barganha, alianças para a manutenção do poder, descaso com dinheiro público”.

Paula Vanessa – Curitiba

“Aprendi que eu posso ajudar outras mulheres que já passam o que passei, muitas sem vozes. A história de vida que ouvi hoje, tinha um pouco de mim”.

Adriana Bratti – Pontal do Paraná

“Nossa, esse curso é nota 10! Precisa ter continuidade. Abre muito a mente da gente. Parabéns a toda equipe”.

Andreia Ribeiro – Irati

“Excelente curso, completo. Parabéns à organização. Muito obrigada pela iniciativa”.

Ana Lúcia – Maringá

“Quem dera que todos tivessem a oportunidade dessa aprendizagem. Não é só pra campanha é pra vida. Parabéns de verdade”.

Valéria Regina – Colombo

“Nunca mais seremos as mesmas… lutar sempre”.

Claudete Albuquerque – Ponta Grossa