PDT do Paraná e FLB-AP organizam Conselho de Movimentos e Núcleos de Base


Ascom PDT do Paraná
29/04/2021

O PDT Paraná e a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) deram início, nesta terça-feira (27), à criação do Conselho de Movimentos e Núcleos de Base (ComBASE/PDT). O objetivo é conectar todos os movimentos, fortalecer suas ações através de uma agenda unificada, e ampliar a representatividade partidária junto às organizações sociais.

Participaram da videoconferência os seguintes Movimentos de Base: PDT Diversidade, Cristãos Trabalhistas, PDT Negro, PDT Axé, Ação da Mulher Trabalhista (AMT), Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR), Movimento Indígena (MOVI), Juventude Socialista (JS), Movimento Sindical (MS), EcoTrabalhismo, Todos com Ciro (TCC), Núcleo de Economia e Núcleo de Estudos sobre Segurança Pública (NESSP).

Além dos presidentes e presidentas de todos os movimentos e núcleos citados, participaram da reunião, conduzida pelo secretário executivo da FLB-AP Paraná, Dante Barleta Neto, o presidente do PDT Paraná, André Menegotto, o deputado estadual e líder do PDT na Assembleia Legislativa do Paraná, Goura Nataraj, o presidente da Frente de Vereadores e Vereadoras Trabalhistas, vereador Marcos Vieira e o vereador e líder do PDT na Câmara de Curitiba, Dalton Borba.

“O objetivo é construir um Conselho permanente e que tenha uma agenda com o partido. Não será meramente um conselho burocrático. Vai atuar na condução de políticas setoriais e ajudar o PDT a construir um caminho eleitoral viável e a consolidar o nosso Projeto Nacional de Desenvolvimento”, afirmou André Menegotto.

O deputado Goura anunciou que foi convidado a fazer parte da Comissão Executiva Nacional da FLB-AP e afirmou que essa organização vai fortalecer a constituição do partido no Paraná como uma força política cada vez maior. “Um calendário em conjunto com os movimentos é importantíssimo. A Fundação tem condições de abrir as portas para que mais e mais pessoas venham e façam essa luta”, ressaltou.

A presidenta da AMT Paraná, Ana Moro, ressaltou que o movimento, depois de um longo período de inatividade, está sendo estruturado em todo o estado. “Assumimos no início do ano e estamos organizando toda a parte burocrática, trabalhando no fortalecimento das candidaturas femininas e na construção de um plano de governo com políticas públicas voltadas para as mulheres em consonância com as diretrizes trabalhistas”.

O vereador Marcos Vieira também parabenizou a organização e foi enfático ao falar sobre a importância dos movimentos de base. “Eu só acredito num país quando os movimentos se organizarem dentro das estruturas partidárias. Acho que tem momento para tudo dentro do partido. E quando a gente começa a ver que as pessoas estão vindo para o partido por ver o que está acontecendo, a gente começa a perceber que estamos no caminho certo”.

Para o vereador Dalton Borba, essa organização é importante para que o PDT se afirme como um partido com identidade própria e com capacidade de dialogar com outros movimentos e partidos. “Se nós temos hoje uma visão de que o Brasil está mudando, é hora de assumirmos uma identidade forte, num partido que tem uma ideologia humanitária, trabalhista e democrática”.