PDT faz tratativas para acordo de cooperação com Partido Cubano


Da Redação
15/03/2023

Presidente da FLB-AP, Manoel Dias recebeu conselheira da Embaixada de Cuba para reunião

 

A Revolução Cubana é uma história de resistência socialista que está alcançando 64 anos. Com o objetivo de preservar esse legado, o presidente nacional da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), Manoel Dias, recebeu a conselheira da embaixada de Cuba no Brasil, Idalmis Brooks Beltrán, para uma reunião na manhã da última terça-feira (14), na sede nacional do PDT, em Brasília.

A reunião teve como pauta central o apoio do partido, por meio de sua Fundação, à causa cubana. Idalmis Beltrán convidou o PDT para participar do Encontro Internacional de Solidariedade com Cuba, que vai acontecer em Havana, de 29 de abril a 2 de maio deste ano. O evento tem como objetivo angariar apoio internacional na luta contra restrições ao país.

Cuba se mantém de pé com muita habilidade para driblar as adversidades. Ainda no século passado, logo após a revolução, o país sofreu (e ainda sofre) o embarco comercial imposto pelos Estados Unidos. Isso degrada a economia, impossibilita o desenvolvimento da nação latino-americano, e causa êxodo de jovens cubanos em busca do sonho americano.

“Mais de 300 mil pessoas estão deixando Cuba. Saem com a ilusão de viver o sonho americano, mas não sabem que o modelo de sociedade capitalista vai impossibilitá-los de receber atendimento médico e educação, por exemplo, porque lá o estado não fornece. Eles acabam marginalizados, muitas vezes sem recursos para voltar ao país”, explica Idalmis Beltrán.

No convite ao encontro de solidariedade a Cuba – assinado pela Central de Trabalhadores de Cuba (CTC) e pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) –, vem descrita as dificuldades do estado cubano e um conclame para que lideranças internacionais usem suas vozes para denunciar o abuso contra o país.

“Os amigos de Cuba poderão denunciar o caráter extraterritorial e a violação do direito internacional que estabelece a aplicação do bloqueio, que é o principal obstáculo ao desenvolvimento econômico e social do país e constitui a mais flagrante e maciça violação dos direitos humanos do povo cubano”, diz o documento.

Um dos problemas levantados durante a reunião, e que atinge principalmente os jovens, é a falta de formação política. Quando os líderes partidários trataram sobre um acordo de cooperação entre a FLB-AP e a Fundação do Partido Comunista Cubano (PCC), Manoel Dias garantiu apoio com troca de experiências e, inclusive, com cursos oferecidos pela Universidade Leonel Brizola (ULB).

“Sem formação política é difícil avançar. Precisamos capacitar o jovem a compreender o mundo que o cerca, os interesses, a luta de classe, de modo que ele saiba de que lado está. A ULB oferece diversos cursos voltados para a formação política e está à disposição para desenvolvermos projetos que atendam seus objetivos. A Fundação também desenvolve pesquisas no nosso campo político e tem uma variedade de publicações que também estão disponíveis para vocês. No que pudermos ajudar, contem com a gente”, afirmou o presidente nacional da FLB-AP.

Esse é mais um encontro do PDT com as autoridades cubanas este ano. Em janeiro, Manoel Dias esteve na embaixada de Cuba, a convite dos conselheiros, para debater o cenário político brasileiro e as possibilidades de acordo de cooperação.

 

Darcy Ribeiro é reconhecido em Cuba

Uma curiosidade revelada na reunião foi a reverência do estado cubano ao pedetista Darcy Ribeiro. No ano passado, Cuba celebrou o centenário do líder trabalhista. Darcy foi um antropólogo, acadêmico, indigenista e professor que contribuiu com a produção do conhecimento na América Latina e, também por isso, é frequentemente estudado e citado nas universidades cubanas.