PDT em Debate – Diretor do Instituto Methodus fala sobre cenário eleitoral para 2020 em Porto Alegre

Ascom PDT/POA
15/10/2019

Convidado para falar aos trabalhistas do PDT, Jefferson Jaques, diretor do Instituto Methodus foi o palestrante do PDT em Debate da noite de 14 de outubro. Ele aprofundou análise da pesquisa realizada por seus colaboradores e publicada recentemente no jornal Correio do Povo. A reunião, presidida pelo vereador Mauro Zacher, contou também com a participação do presidente municipal do PC do B, Márcio Cabral.

Entre os principais pontos abordados por Jaques, está o alto índice de rejeição de Marchezan, que vai lhe dificultar a vitória, caso se confirme a sua candidatura à reeleição. Porém, ele descarta a possibilidade de que o atual prefeito esteja fora do jogo, “porque há muito tempo pela frente e o cenário pode alterar, especialmente se houver um movimento de união dos partidos do campo da direita em torno do tucano”.

A pulverização de candidaturas, especialmente em razão da mudança na lei eleitoral que impede coligações nas chapas proporcionais, também aponta uma disputa mais apertada, com a chance de que candidaturas medianas, ou seja, na faixa dos 15% a 20% possam estar no segundo turno.

Jaques também frisou que a população deseja candidaturas reais, verdadeiras, de quem está presente e dialoga com os cidadãos. Esse é um elemento que vem aparecendo cada vez mais nas pesquisas de opinião, o que demonstra um desgaste da geração de políticos sustentados por marqueteiros. “É momento do mais simples e direto”, avaliou.

Sem desconhecer o papel das redes sociais como uma forma de atingir o eleitorado mais jovem, o diretor do Methodus considera que uma candidatura só terá sucesso se tiver a necessária capilaridade na base eleitoral, que é a presença nas comunidades, aliada ao um bom desempenho nas redes sociais, que é a forma de atingir os eleitores mais jovens, com projeto e propostas que estejam conectadas aos anseios da população. E, para isso, avaliou, será preciso dispor de recursos que agora, basicamente, passaram a ser os dos repasses do fundo partidário e eleitoral.

Em sua manifestação aos pedetistas, Márcio Cabral, do PC do B, destacou a importância do diálogo e da união na luta dos partidos do campo da esquerda e de oposição ao governo Marchezan. Disse que isso já vem sendo feito com o PDT, especialmente com o mandato do presidente metropolitano Mauro Zacher, no combate ao desmonte do DMAE feito pelo prefeito. Cabral destacou que, em nome da unidade, a ex-deputada Manuela D’Ávila, atualmente, apesar da boa pontuação na pesquisa, não é candidata.

Mauro Zacher reafirmou o compromisso do PDT de dialogar com as forças de oposição ao governo Marchezan, preferencialmente com os partidos do campo da esquerda. Disse que é preciso pensar no conjunto da cidade e na construção de um projeto capaz de conquistar o eleitorado volante que está desgostoso com o atual governo municipal.

Cultura

Zacher encerrou a reunião informando aos presentes que no próximo dia 28 de outubro o PDT em Debate receberá o Cineasta Jorge Furtado. Na data, ele falará aos trabalhistas sobre os desafios da Cultura no Brasil.