PDT e mais nove partidos de oposição convocam signatários de pedidos de impeachment a unirem forças

20/04/2021

Calamidade em decorrência da pandemia da Covid-19 é o resultado de uma política deliberada do atual Governo

Diante da triste realidade vivida pelo Brasil que, nesta data, registra lamentavelmente quase 400 mil mortes, em decorrência da Covid-19, o PDT, juntamente com mais oito partidos de oposição (Cidadania, PSOL, Rede Sustentabilidade, PSB, PT, PV, PcdoB, UP), convocam todos os signatários de pedidos de impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro, na Câmara dos Deputados, a se reunirem virtualmente nesta sexta-feira (23), às 14h, para discutir a possibilidade de unificarem suas demandas.

Em nota, os partidos de oposição – todos eles também signatários de pedidos de impeachment – alegam que a situação de calamidade pela qual atravessa o País é o resultado de uma política deliberada do atual Governo. E, com esse entendimento, as legendas conclamam todos os atores envolvidos em “por fim ao mandato de um dirigente que tem conduzido o Brasil aos piores dias de sua história, para debaterem a possibilidade de unificação das ações e propostas, dando peso a um movimento que pode por o parlamento em movimento, em uma conjuntura na qual a população não pode tomar as ruas, para fazer tal exigência ela mesma”.

No entendimento dos partidos, o momento requer “considerar a conveniência de unificar as demandas já apresentadas”, o que permitirá ampliar a potência do chamamento que a sociedade brasileira tem realizado junto à Câmara dos Deputados.

De acordo com convocação, a reunião terá será pautada pela seguinte agenda:

1. Avaliar a possibilidade de unificar os pedidos de impeachment em tramitação na Câmara dos Deputados, somando esforços para que se abra o devido processo político contra Jair Bolsonaro.
2. Debater a convocação de ato(s) pró-impeachment, com a finalidade de instar o parlamento a dar início ao rito de impedimento presidencial, condição necessária para que se possa reorganizar o país e fazer face às crises sanitária e socioeconômica que atravessa.
3. Considerar fazer uso intensivo das redes sociais de todos os signatários do pedido de impeachment unificado, com o objetivo de dar a prioridade e visibilidade que, seguramente, este tema (impeachment) encontra no seio da população brasileira.

Leia aqui a íntegra da Convocação.