PDT do Paraná – Nota de pesar, indignação e reflexão


11/07/2022

 O PDT – Partido Democrático Trabalhista do Paraná e de Foz do Iguaçu, através de sua diretoria, movimentos e filiados – manifesta profundo pesar pela tragédia que se abateu sobre Foz do Iguaçu com o assassinato do estimado Marcelo Arruda, um profissional de segurança, dinâmico e reconhecido ativista político e de movimentos classistas e populares. De partidos diferentes, com saudável convivência, consideração e respeito, por seguidas vezes construímos parceiras e lutas nas mesmas trincheiras.

Marcelo comemorava, em festa particular e com detalhes decorativos petistas, seus 50 anos quando a brutalidade e a estupidez aconteceram: adentra ao local um desconhecido que aos gritos de “Bolsonaro” e “mito” faz ameaças, inclusive que ia buscar arma para matá-los. Sai e retorna armado, quando acontece a tragédia, conforme testemunhas.

A crescente prática de violência, intolerância, insensatez, imposição política e de desrespeito à vida não pode perdurar. Inquietante e inaceitável.

Sobremaneira em tempos tão próximo de eleições tão importantes. Não há como se omitir. É preciso refletir quanto ao que acontece. Agir e reagir.  A luta política, partidária, eleitoral tem que ser no campo das ideias, dos projetos, das propostas, dos compromissos para nosso Brasil sair da gravíssima crise, para as esperanças renovadas.

Degenerar para a prepotência, o ódio, o conflito (inclusive armado) é rumar para o abismo. O caminho é da convivência pacífica de contrários. De respeitar o outro. Ter oponentes, sim. Inimigos, não. Brasileiras e brasileiros que divergem, que tenham candidatos, partidos e posições diferentes é a seiva da própria democracia. Senão, a selvageria prevalecerá. A barbárie dominará.

Afinal, até quando vamos presenciar a escalada do ódio, do preconceito, do fanatismo, do autoritarismo, do ressentimento, da força, do medo, da ausência de empatia?

Nossa solidariedade aos familiares, amigos, amigas, companheiras e companheiros atingidos pela dor da perda brutal e inexplicável do Marcelo. Nossa solidariedade, também, aos enlutados e enlutadas que choram as consequências do ódio, da intolerância.

 

Foz do Iguaçu – PR, 11 de julho de 2022.

ANDRÉ MENEGOTT

Presidente do PDT Paraná

 

NELTON MIGUEL FRIEDRICH

Presidente PDT de Foz do Iguaçu