PDT Diversidade realiza seu primeiro Congresso Estadual na Bahia


PDT Diversidade
25/01/2018

O PDT Diversidade realizou seu primeiro congresso estadual na última quarta-feira (24). Realizado na sede do partido, localizado no bairro da Mouraria, o evento contou com a presença do presidente municipal do PDT de Salvador, Aldo Queiroz, e de ativistas da causa LGBTI, sigla que designa lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersexuais.

O congresso trouxe para o debate temas de extrema relevância para esta população, tais como: o aumento da violência contra a população LGBTI, especialmente no estado da Bahia, a dificuldade de inserção desta população no mercado de trabalho e a garantia do direito de travestis e mulheres ou homens transexuais de usarem o nome social de acordo com sua identidade de gênero, conforme resoluções e normativas nacionais, além da morosidade nas retificações de nome judiciais.

Em uma participação via vídeo, a presidente nacional do PDT Diversidade, Amanda Anderson, explanou sobre a luta do PDT no enfrentamento para a edificação de direitos da população LGBTI. A líder também saudou os membros do movimento responsáveis pela encontro, que elegeram Vilma Bahia como presidente estadual do PDT Diversidade/BA.

Para o presidente Aldo Queiroz “mais do que respeitar as diferenças, é preciso debater a fundo as questões da população LGBTI com a sociedade. Nós do PDT entendemos que é obrigação de todos lutarem pela garantia dos direitos dessa parcela da população que sofre com o preconceito e se encontra constantemente ameaçada por todo tipo de violência e crueldade”.

Também estiveram presentes no evento, Tiffany Odara, pedagoga trans e ativista do Movimento Negro LGBT, Milena Passos, da Secretaria Estadual de Política Para Mulheres, Dennys Gomes, diretor do Grupo Gay da Bahia e Jackson Félix, do departamento LGBT de Lauro de Freitas.