PDT Diversidade dá início à estruturação do movimento no Paraná

Márcia Raquel/PDT do Paraná
01/08/2019

O PDT Diversidade, sob a presidência nacional de Amanda Anderson, deu início à formação do PDT Diversidade Paraná. Em reunião realizada nessa quarta-feira (31), foram discutidas as metas de organização do movimento – que congrega Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais (LGBTI) – e a estruturação da Executiva Provisória Estadual e de Curitiba.

Entre os objetivos do PDT Diversidade Paraná está a organização do movimento nos principais municípios do estado e o planejamento para a realização do Congresso Estadual, previsto para março de 2020.

O PDT, em 2015, foi o primeiro partido a criar um movimento LGBTI. “O PDT tem estado presente nessa luta, desde a eleição do primeiro homossexual Deputado Federal em 1982, até a criação do PDT Diversidade, para compor essa luta por Direitos Humanos, legado de nossa história, e honrando nossa bandeira trabalhista, sendo precursor no reconhecimento da cidadania LGBT”, ressaltou Amanda Anderson.

Conformo deliberado na reunião, Melissa Souza (Curitiba) assume a presidência da Executiva Estadual, Jussara Cardoso (Londrina) a vice-presidência, Luiz Oliveira (Curitiba) a secretaria geral e Fabian Algarte (Curitiba) a tesouraria. Resta ainda o definição das secretarias de comunicação, interlocução política, saúde, educação, direitos humanos e segurança pública.

Para a Executiva Provisória de Curitiba foram preenchidos quatro cargos: presidente – Augusto Patrini Menna Barreto Gomes, vice-presidente – Luiz Oliveira, secretário de saúde – Eduardo Lopes e secretário de segurança pública – Gabriel Moreira.

O secretário executivo da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini no Paraná (FLB – AP), Dante Barleta Neto, acompanhou a reunião de formação do PDT Diversidade Paraná. “Parabenizamos a iniciativa e colocamos a Fundação à disposição de movimento. É com o trabalho de base que fortalecemos as lutas”, afirmou.