PDT disputa com candidato a prefeito 36 dos 92 municípios do RJ

O PDT do Rio de Janeiro vai disputar com candidaturas próprias as prefeituras de 36 dos 92 municípios fluminenses segundo anunciou, na segunda-feira passada (28/5), o presidente regional do partido, Carlos Lupi, em reunião realizada no auditório da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) no Centro da Cidade – com a presença de dezenas de candidatos que disputarão as eleições de outubro próximo. Lupi anunciou também que em outros 19 municípios fluminenses o PDT-RJ, através de coligações, apresentará os candidatos a vice-prefeito.

O Secretário do partido, Carlos Correia, anunciou por sua vez que até agora já foram realizadas as convenções em 60 municípios fluminenses, restando apenas 32 comissões provisórias instaladas no interior do Estado – revertendo quadro anterior.

Também participou da reunião de segunda-feira, detalhando as questões jurídicas relacionadas às eleições, a Dra. Mara Hofans, Consultora Jurídica do PDT-RJ e mais o 1º vice-presidente, o ex-deputado José Bonifácio Novelino, além da prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, e vários candidatos.

Ainda na abertura dos trabalhos, a Dra. Mara Hofans chamou a atenção dos presentes que lotavam o auditório, candidatos a prefeito e vice-prefeito acompanhados de assessores, além de presidentes de diretórios municipais do partido; para a questão dos prazos: as convenções de lançamento de candidaturas precisam ser realizadas no prazo que vai de 10 a 30 de junho – e os registros de chapas precisam ser feitos de primeiro a cinco de julho.

Mara fez questão de alertar aos candidatos especialmente para os cuidados necessários com a prestação de contas de campanha e das novas exigências da Justiça Eleitoral relacionadas a esta questão, como a abertura de uma conta específica para receber doações de campanha e a necessidade de ter CNPJ – alertando ainda ser fundamental que cada candidato, em hipótese alguma, deixe de ter ao seu lado não só um advogado, como também um contador para encaminhar a questão das contas  – devido as exigências, cada vez mais detalhadas, dos tribunais eleitorais.

Mara também distribuiu documento elaborado pelo Diretório Estadual, Assessoria Jurídica contendo todas as informações necessárias para o registro de candidaturas, incluindo certidões e documentos em via impressa e digital, além de comprovante de escolaridade, fotos, etc.  O objetivo do passo a passo, segundo Mara Hofans, é para que se possa “agilizar e concretizar o pedido de registro de candidaturas junto à Justiça eleitoral de forma isenta de vícios em tempo razoável e dentro do prazo previsto”, atendendo a Resolução TSE Nº 23.373/2011.

Além do quadro geral das candidaturas apresentado pelo presidente Carlos Lupi, os candidatos – município a município – falaram a na reunião com o objetivo, segundo Lupi, de se conhecerem melhor para que possam atuar, na medida do possível, da maneira mais integrada possível. Lupi apresentou o quadro nacional para os candidatos, falou dos objetivos permanentes do PDT e depois, passou a convocar, por ordem alfabética, cada um dos candidatos presentes.

Cada um teve tempo aproximado de três a cinco minutos para se manifestarem, passando aos demais as nuances, dificuldades e detalhes da política em cada um de seus municípios.  O primeiro a falar foi o candidato do município de Angra dos Resis, seguido do de Vassouras, Wallace Tadeu, que fez relato detalhado da situação política em seu município, as chances do PDT local e também o andamento da formação da chapa de vereadores. Tadeu foi seguido pelos candidatos do PDT nos municípios de Angra, Barra do Piraí, Tanguá, São Pedro da Aldeia, Cordeiro, etc.

Cada um deles com um relato detalhado das perspectivas das eleições em seus respectivos municipios. 

Numa projeção do desempenho do partido nas eleições, o secretário do PDT-RJ, Carlos Correia, explicou que tudo indica que o PDT fará de 16 a 18 prefeitos nas eleições deste ano, além de dezenas de vereadores.

Ascom/OM