PDT define apoio nacional a todos os atos democráticos contra Bolsonaro

09/09/2021

Posição foi referendada por Carlos Lupi em reunião conjunta com lideranças de oito partidos

O PDT apoiará nacionalmente todos os atos democráticos pelo impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro, incluindo o programado para o próximo domingo, 12 de setembro. A definição foi referendada, nesta quarta-feira (8), pelo presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, em reunião com lideranças do PSB, Cidadania, Rede, PT, PSol, PCdoB, PV e Solidariedade.

“É uma reação do campo democrático à escalada golpista do bolsonarismo. Decidimos apoiar toda e qualquer manifestação democrática pelo impeachment, a começar por essa de domingo, independente de quem a convoque”, afirmou Lupi.

A mobilização conjunta e imediata contrapõe as ilegalidades de Bolsonaro, que inflama protestos antidemocráticos, como os realizados no 7 de Setembro em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

Como desdobramento, os representantes partidários organizarão ações rotineiras ao longo dos próximos meses não só nas ruas, mas também nas redes sociais e no Congresso Nacional.

“É uma união em prol da defesa da Constituição, pois não aceitaremos atentados contra a democracia. A disputa eleitoral de 2022 fica para depois. Primeiro, a proteção urgente da nossa nação e dos fundamentais direitos do povo brasileiro”, garantiu o pedetista.

Sobre novas adesões, Lupi salientou que mantém o diálogo permanente com MDB, PSD, DEM e PSDB para avançar com o pedido de impeachment na Câmara dos Deputados, local programado para um encontro presencial na próxima semana.