PDT debate contribuição de Brizola e Darcy para o progresso do Brasil

PDT na Câmara dos Deputados
13/12/2022

Fundação celebra centenário dos fundadores do partido com palestras em webinário

Compromisso com o povo, obsessão pela educação pública de qualidade e luta em prol da democracia. Marcos das trajetórias de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro que foram abordados, nesta segunda-feira (12), nas palestras do webinário “100 anos com Brizola e Darcy: um legado para a história da democracia no Brasil”.

Ao longo do evento, o cineasta e diretor do filme “Legalidade”, Zeca Brito, o presidente da Fundação Darcy Ribeiro (Fundar), José Ronaldo, e a coordenadora do Centro de Documentação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (CEDOC/FESPSP), Marina Pereira, analisaram a contribuição que os fundadores do partido deram para o progresso do Brasil.

Como destaque da abertura, Zeca Brito contextualizou o vínculo direto dos homenageados com a história do Trabalhismo, que despontou com a atuação pregressa de símbolos como os ex-presidentes da República Getúlio Vargas e João Goulart (Jango), além de Alberto Pasqualini.

“Grandes lideranças que deixaram uma transformação evidente pelos espaços por onde transitaram e com uma vasta produção intelectual, que nos permite revisitar o pensamento deles”, afirmou.

“É muito importante para o Brasil, de hoje, que essa memória se faça presente para a gente construir uma perspectiva de futuro com bases sólidas na coerência e em valores que já se provaram, na prática, serem muito fortes”, complementou.

Sobre a relação e aliança dos líderes que idealizaram no Rio de Janeiro, entre as décadas de 80 e 90, o projeto estadual dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), José Ronaldo classificou como uma “aproximação muito produtiva e assertiva”.

“Um complementou o outro de uma forma incrível. […] Darcy tinha uma admiração por Brizola pela capacidade de pensamento, análise da conjuntura e liderança”, avaliou, resgatando toda a análise do antropólogo Darcy sobre os “diversos Brasis” e o processo civilizatório.

“Darcy e Brizola criaram o primeiro programa especial de educação. […] Foi um trabalho maravilhoso, incrível”, concluiu, ao mencionar o potencial transformador das mais de 500 unidades espalhadas por centenas de cidades fluminenses.

Para conferir a íntegra da atividade, clique aqui.