PDT de Itirapina (SP) reafirmou que para se coligar, quer participar da majoritária.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) fez uma reunião na Câmara Municipal de Itirapina (SP) onde foram discutidos os rumos do partido para a próxima eleição, esteve presente parte do diretório municipal e os pré-candidatos a vereadores pelo partido.

A Vereadora Claudete de Oliveira, líder do partido no município foi a primeira a usar a palavra e disse que ela não irá aceitar que ninguém desmereça o partido e que o PDT tem um grupo unido de companheiros, parceiros com ideologia definida e garante que esse grupo tem muito a contribuir com o município sem precisar ser corrompido por qualquer tipo de proposta que não seja a proposta de administrar o município na condição da justiça social, ou seja, o bem de todos.

O presidente do PDT José Roberto Marino, vereador por 20 anos em Itirapina com experiência de sobra, já esteve presente em todos os lados na política desde a cassação de um prefeito até mesmo como líder do prefeito na casa. Foi presidente da Câmara Municipal por 3 mandatos e informou que foi procurado pelo PSDB, o qual ofereceu ao partido a vice prefeitura, porém  ele cordialmente recusou e informou que ainda tinha alguns assuntos para tratar com outros partidos.

O Presidente irá trazer todas as informações sobre os assuntos discutidos aos 149 militantes do partido, exige respeito com o PDT e não irá aceitar imposição de nenhuma frente como ele ouviu anteriormente de um determinado candidato que só interessava a Vereadora Claudete e salientou que todos os partidos tidos como grande no município precisavam ter dois candidatos pra obter a votação que Claudete teve na ultima eleição 508 votos.

Na sequência quem fez uso da palavra foi o Fran que também já foi candidato a Vereador pelo PDT, disse que a posição dele enquanto militante é que o partido faça uma aliança com o PMDB uma vez que ele entende que o pré-candidato Zé Maria tem mais condições de administrar o município, pois já foi prefeito por 3 oportunidades e tem uma grande aceitação da população.

Fran entende que tem que deixar o mal entendido de lado e ouvir qual é a posição do pré-candidato Zé Maria e também ver dentro do partido quem teria condições de ser o vice ao pré-candidato do PMDB, deixando claro que o mais indicado seria o Presidente do PDT, Zé Marino.

A militante Vera Mathias questionou dizendo que, em outras duas reuniões já haviam discutido sobre este assunto, e o pré-candidato do PMDB não demonstrou interesse de ter como vice um militante do PDT, a Vereadora Claudete endossou as palavras de Vera Mathias falando sobre a inversão da situação, pois ela entendia também que, foi o PMDB que lançou o pré-candidato e por esta razão o correto seria o pré-candidato do PMDB procurar o PDT, caso precise da coligação, também entendeu que se não houver proposta ao PDT é porque não há necessidade da coligação. Claudete lembrou “o PDT é um partido forte e não um fim de feira, o que é oferecido, ou esta podre ou está ardido”, finalizou.

E por último o vice-presidente do partido Zé Augusto Santana disse que achava que deveria ter uma nova reunião onde seria convidado o pré-candidato do PMDB para que as questões fossem esclarecidas para que o partido do PDT tome seu rumo definindo sua posição ou se segue sozinho, até mesmo com candidatura própria ou bandeira branca, com seus candidatos a vereadores.