PDT de Campo Bom realiza 1º Congresso Municipal do Movimento Cultural Darcy Ribeiro

PDT Campo Bom
06/09/2021

No último sábado (4), foi realizado o 1º Congresso Municipal do Movimento Cultural Darcy Ribeiro de Campo Bom, no Rio Grande do Sul (MCDR-RS). O evento aconteceu na Câmara de Vereadores, onde foi instituído o diretório e a executiva do núcleo municipal do movimento, com a presença do prefeito Luciano Orsi (PDT), do presidente nacional do movimento, Roberto Viana e Lauri Bernardes, presidente estadual do MCDR.

Por aclamação, Kia Santos assumiu a presidência do MCDR Campo Bom para um período de dois anos, com Vanderleia Nescke como vice-presidente, Claison Machado – secretário geral, Jeferson Ramos – secretário adjunto, Enio Faller – 1º tesoureiro, Solange Blauth – 2ª tesoureira, Mercedes Goerigk – 1ª vogal, Bianca Faller – 2ª vogal e Alberto Chagas – 3º vogal.

Empolgado com a participação e interesse dos pedetistas pela política local, estadual e nacional, Luciano Orsi, principal liderança pedetista campo-bonense, anunciou que pretende convidar o presidenciável Ciro Gomes para um debate aprofundado sobre o momento político nacional no município.

“Fico muito feliz com toda essa mobilização dos pedetistas locais, o que mostra a força do nosso partido no município e na região, e penso em convidar nosso líder maior para vir a Campo Bom, quem sabe ainda no mês de outubro, para um grande debate, envolvendo também outras lideranças políticas e assim aprofundarmos a discussão sobre as eleições de 2022”, afirmou o prefeito pedetista.

A presidente do PDT de Campo Bom, Ana Luiza Orsi, ao cumprimentar Kia Santos e todos os militantes que se mobilizaram para a realização do congresso e formação do núcleo do MCDR no município, ressaltou que outros movimentos pedetistas já estão sendo criados e formados em Campo Bom.

“O ‘Movimento Jovem’ logo estará organizado no PDT Campo Bom. Também queremos abrir mais espaço para a atuação das mulheres, pois se hoje temos uma mulher na presidência da executiva municipal, temos uma mulher na Câmara de Vereadores e outra à frente da Secretaria de Educação, isso mostra que podemos fazer ainda mais pelo protagonismo das mulheres”, ressalta Ana Luiza.

Da esquerda para a direita: Roberto Santos, coordenador regional do PDT, Lauri Bernardes, presidente estadual do MCDR. e Roberto Viana, presidente nacional do MCDR.

Já Kia Santos manifestou seu orgulho e honra por ser conduzida à frente do MCDR Campo Bom. “Junto com uma executiva e diretório muito qualificados, queremos desenvolver muitas ações em benefício da cultura do País e dos ideais trabalhistas”, disse Kia.

Na ocasião também estiveram presentes no evento vereadores, secretários municipais e pedetistas locais como Gilmar Goulart Pinto, secretário estadual do MCDR, Demétrius Ávila, secretário de formação política do MCDR estadual, Darci Sales representando o cacique Eliseu da etnia indígena Kaigang (comunidade Há-Sá de Montenegro), Rosa Godoy que é a vice-presidente da Executiva Nacional do MCDR, Jandira Weber, vice-presidente do MCDR da região do Vale do Sinos, Daniel Almeida, coordenador do MCDR região das Hortênsias e Pedro Ribeiro de Souza, representante do Sindicato dos Vidreiros de Campo Bom.

Sobre o MCDR

O Movimento Cultural Darcy Ribeiro é um organismo vinculado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) que busca manter e valorizar as raízes culturais e a própria história do partido relembrando o trabalho do  antropólogo e professor, Darcy Ribeiro que foi vice-governador de Leonel Brizola, secretário de Educação do RS, senador, entre outras funções.