PDT Curitiba propõe a Carlos Lupi a criação do Movimento da Pessoa com Deficiência


Ascom PDT do Paraná
21/09/2020

No Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorado hoje, 21 de setembro, as pessoas com deficiência que integram o PDT Curitiba encaminharam uma carta ao presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, solicitando a criação do Movimento da Pessoa com Deficiência e a inclusão de suas pautas no estatuto partidário. A iniciativa recebeu o apoio de todas as lideranças partidárias municipais e estaduais.

A proposta é a criação de um novo movimento de base, a exemplo do PDT Diversidade, Negro, Indígena, Ação da Mulher Trabalhista (AMT), Juventude Socialista (JS) e tantos outros contemplados no âmbito partidário.

Entre os propositores da criação do Movimento estão Mirela Prosdócimo, ex-secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, formada em Letras pela Universidade Tuiuti e pós-graduada em Educação Especial e Inclusão, e Manoel Negraes, antropólogo, audiodescritor consultor, participou da equipe da Secretaria da Pessoa com Deficiência na gestão Gustavo Fruet. Ambos são integrantes do Fórum Permanente de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba.

O líder do PDT na Câmara de Curitiba, vereador Marcos Vieira, assinou o documento juntamente com Mirela e Manoel e propôs ao deputado federal Gustavo Fruet, ao deputado Goura, que também é líder da bancada do PDT na Assembleia e pré-candidato a prefeito de Curitiba, ao presidente do PDT Paraná, André Menegotto, que subscrevessem o documento.

Além de criar o Movimento da Pessoa com Deficiência, a proposta é que a pauta seja defendida por todos os candidatos e candidatas do partido que disputarão a eleição neste ano.

“Nós conseguimos avançar muito com o marco legal da pessoa com deficiência, que é imprescindível. Mas acho que a criação de um movimento vai fortalecer ainda mais esse documento e dar mais relevância à causa”, avaliou Mirela ao observar que durante a gestão de Gustavo Fruet, houve o fortalecimento da pauta com avanços significativos.

Manoel Negraes ressaltou a importância de se pautar o tema durante as eleições. “Nós participamos de um grupo de discussão nacional e vimos que o tema praticamente não existiu nas eleições, temos que combater essa invisibilidade, é um tema que está diretamente ligado à maioria da população brasileira. Por isso é importante fazer esse documento chegar a outros candidatos de todo o Brasil”, argumentou.

O deputado federal Gustavo Fruet declarou seu total apoio à criação do Movimento e se comprometeu a fazer gestão junto aos parlamentares federais para a fortalecer a proposta. Da mesma forma, André Menegotto, afirmou reforçar a reivindicação junto à Executiva Nacional. Goura, além de hipotecar o apoio da bancada do PDT na Alep, composta ainda pelos deputados Nelson Luersen e Marcio Pacheco, se colocou à disposição para conversar sobre a inclusão da pauta no plano de governo a ser apresentado nas eleições. A pré-candidata a vice-prefeita e representante da AMT Paraná, Ana Moro, também assina o documento.