PDT combate ameaça de golpe eleitoral propagado por Bolsonaro


Da Redação
18/02/2022

Presidente nacional do partido defende TSE e aprimoramento da auditagem das urnas eletrônicas

Os novos ataques promovidos pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, ao processo eleitoral e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram repelidos pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Em discurso divulgado nas redes sociais, nesta sexta-feira (18), o pedetista apontou a movimentação do Palácio do Planalto ( que movimentação? isso tem de aparecer aqui no lead, independente de o presidente ter falado no vídeo ou não) como artifício para o insucesso na disputa de outubro deste ano.

“Nós nunca vamos defender o que Bolsonaro quer: voltar ao voto manual, ameaçar a democracia e levar suspeição sobre a sua derrota certa. Nós confiamos no TSE, na lisura, na democracia e na imparcialidade [da justiça]”, disse.

“Bolsonaro quer avisar um golpe que ele quer preparar pela derrota certa. (Essa frase não está legal: “Bolsonaro quer avisar”. Mesmo que o presidente tenha falado isso, desta forma, é preciso explicar melhor, e trazer essa informação fora das aspas). O PDT jamais aceitará golpe, principalmente dessa ‘coisa ruim’ que está em Brasília”, completou.

Ao mencionar a posição do partido em prol do aprimoramento das urnas eletrônicas, que sempre foi propagada por Leonel Brizola, Lupi defendeu a implementação, inclusive parcial, do recurso impresso para a auditagem das votações.

“Nós, do PDT, temos uma posição histórica sobre a urna eletrônica. Nós sempre achamos isso há mais de 20 anos, desde a sua introdução, que a urna eletrônica deveria ter a impressão do voto ao lado, com uma impressora com uma tela transparente para se conferir o voto e depois ir para a urna”, explicou.

“Não aconteceu até agora. Aceitamos que seja feito com dez por cento desse total de urnas eletrônicas”, finalizou.