PDT-Axé emite nota de repúdio contra ataque à estátua de Mãe Stella de Oxossi

05/12/2022

Caso aconteceu em Salvador (BA) e se soma a outros que eclodiram no Brasil nos últimos anos

A escalada de agressões sofridas pelas religiões de matriz africana no Brasil tem preocupado, sobretudo, lideranças de Axé. No último dia 4, a estátua em homenagem a Mãe Stella de Oxossi foi incendiada em Salvdor (BA). É o segundo ataque ao monumento que já havia sido vandalizado em 2019.

O movimento PDT-Axé, presidido nacionalmente por Marcelo Monteiro, se manifestou sobre o caso por meio de uma nota de repúdio em que acusa as incessantes agressões às religiões de matriz africana no país. Leia o documento abaixo.

NOTA DE RÉPUDIO

O movimento PDT-Axé, através de sua direção nacional e de suas direções estaduais, repudia severamente o ato de intolerância religiosa promovido na madrugada do dia 4/12/2022 na cidade de Salvador – Bahia.

O incêndio criminoso da estátua em homenagem a Mãe Stella de Oxossi. Importante Yalorixá, a qual foi uma das maiores lideranças nacionais do Candomblé, durante os 42 anos que esteve à frente do Ilê Axé Apô Afonjá na Bahia.

Este não foi o primeiro ato de intolerância infligido a estátua de Mãe Stella, algo semelhante já ocorrerá em setembro de 2019, quando a homenagem foi alvo de atos de vandalismo por meio de pichações realizadas em sua base de sustentação.

Infelizmente, vivemos em um período crescente de ações criminosas e violentas, que disseminam a Intolerância Religiosa em nosso país. Atos quase que diários, que compreendem desde ataques e destruição de nossos templos e comunidades, passando por agressões físicas, que são reflexo dos ataques e injúrias perpetrados em púlpitos, ou por meio de veículos de rádio e TV, onde nossas tradições são demonizadas por determinadas lideranças fundamentalistas, sejam elas políticas ou religiosas.

Nesse momento, nós não podemos nos calar! E nem a sociedade brasileira pode tornar natural esses atos de violência.

Assim, a direção e os militantes do movimento PDT-Axé, além de se solidarizarem a grande família do Ilê Axé Apô Afonjá e aos familiares de Mãe Stella de Oxossi, apresentam por meio desta nota o seu repúdio a mais um ato de intolerância religiosa, como também reafirmam o seu compromisso pela construção de uma sociedade que respeite a diversidade, como também reafirma o seu compromisso pela luta pelos direitos e o respeito às tradições de matriz africana.

O preconceito, o ódio e o racismo de grupos e indivíduos fundamentalistas ligados a seguimentos evangélicos, os quais acreditam deter a totalidade da razão, onde somente suas formas de expressar a fé sejam válidas, devem ser combatidos por meio de nossa unidade, da união daqueles que acreditam no respeito à diversidade e à democracia. Diante deste fato tão triste, e dos demais fatos que vem ocorrendo em nosso país, manifestamos nossa solidariedade a todas as vítimas de racismo religioso e ressaltamos o nosso compromisso com a pluralidade das inúmeras fés brasileiras, repudiando, confrontando e combatendo o racismo religioso e as demais formas de intolerância.

Força, luta e Axé!!!

Executiva Nacional do Movimento PDT-Axé