PDT 40 anos: história de uma vida


Por Renata Gabert de Souza
26/05/2020

Hoje o PDT comemora 40 anos, um tempo de importante existência.

40 anos é tempo para maturidade.

Um tempo que permite desfrutar da experiência em par da vívida emoção que movimenta os sonhadores, os utópicos, àqueles que buscam realizar um ideal.

Quarenta anos é cabalístico.

Foram 40 anos que o Povo de Israel levou para, com muitas caminhadas e experiências, e erros e acertos, tendo saído do Egito, entrarem na Terra Prometida. Foram 40 dias que Jesus experimenta o deserto, para dele sair fortalecido.

Destes 40 anos, estou na militância há 31 anos.

Foi uma decisão amadurecida, pensada, meditada, fazer parte da vida política partidária. As alegrias e percalços fazem parte de todo o caminho, sem nenhum arrependimento.

Mas esta história não começou há 31 anos, ou há 40 anos. Assim como o PDT é o novo caminho para uma terra que se pretende conquistar, saímos do PTB, forçadamente – nossa história, a casa de nosso Pai – , após o êxodo/exílio.

Minha história com o PDT remonta minha existência.

Pouco falo sobre tais eventos. Meu avô, Moacyr Souza, um ruralista, filiou-se ao PTB, exerceu a liderança da categoria, trabalhou, concorreu à prefeitura, foi para o exílio. Meu pai (seu filho), minha mãe e eu, depois meu irmão, ficamos aqui. Nada fácil. Nada, nada fácil. São muitas as lembranças de insegurança e medo, de incertezas.

Vencemos.

Meu avô despede-se da vida muito cedo, não sem antes ter auxiliado muitos dos jovens que precisaram desembarcar de um País chamado Brasil.

Em homenagem á história de um partido que tem forte compromisso com a sociedade brasileira, na busca de um país mais igualitário, com oportunidades de vida digna para todos os cidadãos, com trabalho, bom salário, comida na mesa, produção e indústria, com independência, com cultura própria e muito colorido.

Nunca as reformas de base, projeto de governo do Presidente Jango foram tão necessárias. O PDT tem projeto de construção para a Nação Brasileira.

Minha atividade político partidária é por absoluto ideal, e nada me move além dele, tendo ou não conquistado o sonho, seguimos sonhando e escrevendo história.

Para quem me deu todos os legados, faço a homenagem do alicerce, segue a este texto fotografias do meu avô (que está sozinho ao centro) e eventos de campanha e encontros com seu amigo Dr. Jango e, também, Dr. Leonel. Presentes na coleção de fotos minha avó, Mira, sempre apoiadora do Dr. Leonel no retorno, D. Neusa, … e eu, muito criança no colo do meu avô, e uns anos após, na tradicional foto da escola. Há quem diga que não mudei muito.

PDT, Parabéns pelos 40! Nos fazemos no caminho e na luta, é nele que aprendemos e ajustamos arestas, que projetamos o futuro. Há muito caminho a trilhar.

 

*Renata Gabert de Souza é advogada, integrante da Comissão Especial da Advocacia Trabalhista OAB/RS, membro dos Diretórios Estadual e Nacional do PDT, integra o Movimento dos Advogados, vice-Presidente do Movimento Comunitário Trabalhista (MCT-RS), e membro da Comissão de Ética da Ação da Mulher Trabalhista (AMT-RS).