Paulo Guedes tem que respeitar Zona Franca de Manaus, diz Adjuto Afonso

Ascom deputado Adjuto Afonso
25/04/2019

Em entrevista concedida nessa quarta-feira (24), o deputado estadual Adjuto Afonso (PDT-AM) reafirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, desconhece o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). Ele garantiu que os parlamentares estão determinados a lutar pela base econômica do Estado. Recentemente, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) criou uma Comissão Suprapartidária, para ir à Brasília defender a ZFM.

“O ministro tem que respeitar esse modelo, tem que ouvir a nossa bancada, para que tome conhecimento e não vá pra qualquer programa de televisão falar aquilo que ele não conhece. Todos nós estamos determinados a lutar, para que nada de ruim venha a acontecer pra esse nosso modelo. Nós não queremos voltar a ser Porto de Lenha. Esse modelo deu certo, o Paulo Guedes foi infeliz com a declaração, deixou todos nós surpresos, não só os parlamentares, mas a indústria que está aqui instalada gerando empregos”, disse o deputado Adjuto Afonso.

O parlamentar destacou que o Amazonas é um estado com dificuldades de logística, que precisa preservar o modelo econômico para atrair investimentos.

“Quem vem implantar em Manaus uma indústria, se não tiver algum tipo de atrativo? Os atrativos são os incentivos que o governo concede. O Amazonas é o estado que tem maior participação em arrecadação federal do Norte do País; isso é porque nós trabalhamos, nós geramos emprego, geramos renda e queremos continuar fazendo isso”.

Adjuto Afonso comentou, ainda, sobre reforma tributária, explicando que o país precisa, porém, o governo federal tem que reconhecer a importância da ZFM. “O país até precisa de uma reforma tributária, mas o que nós temos na Zona Franca está preservado na Constituição, a gente brigou muito para que a Zona Franca fosse prorrogada por mais 50 anos, porque é um modelo que deu certo, é um modelo de exceção”.

A Comissão Suprapartidária foi desdobramento de uma Moção de Apelo do deputado Belarmino Lins (PP), sendo subscrita por 22 parlamentares. Será constituída por governadores, prefeitos de capitais e parlamentares federais e estaduais do Norte do país, que irão à Brasília defender o modelo de incentivos da ZFM.