Partidos de esquerda miram aproximação em Capitais em 2020


12/12/2019

Lideranças do PDT, PSB, PV e Rede Sustentabilidade decidiram esta semana, reunidos em Brasília, que farão esforço concentrado para conciliar alianças das legendas no maior número de cidades e capitais nas eleições municipais de 2020. O encontro também serviu para cacifar a aliança dentro da Câmara Federal, replicando o bloco que já reúne os partidos no Senado.

O encontro aconteceu na sede Nacional do PDT, e contou com as principais lideranças das quatro agremiações. Mais frequentes neste último mês, essas reuniões têm fortalecido o entendimento dos quadros partidários envolvidos sobre a importância de reunir o espectro político em torno de uma opção à esquerda.

“Estamos avançando nas conversas e a cada encontro entendemos nossos papéis no atual momento político brasileiro. Acreditamos que ao juntarmos nossas energias contra o retrocesso que toma conta do país, criaremos uma opção de Centro Esquerda nesta polarização que só tem levado o Brasil a sofrer cada dia mais, com retirada de diretos e retrocessos absurdos no nosso dia a dia”, afirmou o anfitrião do encontro, Carlos Lupi, presidente nacional do PDT.

Além da construção de um bloco na Câmara entre as legendas – que já existe no Senado- os partidos fizeram um indicativo de que nas eleições municipais de 2020 exista a prioridade de alianças.

“Onde ainda há espaço, combinamos de priorizar essa confluência de ideais para replicar por todo país”, afirmou Lupi.