Outubro, o melhor da história com mais 230 mil empregos

Em 2008 foram criadas 1,45 milhão de vagas.No mês de setembro, o número de vagas criadas compensado as perdas com a crise, que somam cerca de 800 mil vagas.Outubro foi o nono mês consecutivo em que há crescimento de vagas, puxado principalmente pela indústria de transformação.

O saldo de empregos de outubro é resultado da contratação de 1,43 milhão e demissão de 1,2 milhão de pessoas e ficou 0,70% acima do estoque de assalariados de setembro.Na semana passada, o ministro Carlos Lupi (Trabalho) já havia antecipado a criação de mais de 1 milhão de vagas neste ano número de vagas que o ministro havia previsto para todo o ano de 2009. Em 2008 foram criadas 1,45 milhão de vagas.

Dois milhões em 2010
O ministro Carlos Lupi (Trabalho) disse nesta segunda-feira esperar a criação de 2 milhões de empregos em 2010, o que seria a maior geração anual de empregos na história.Para 2009, o ministro manteve a projeção de saldo entre 1 milhão e 1,1 milhão de empregos. Segundo Lupi, isso ocorre porque no final do ano são registradas muitas demissões por conta do fim dos contratos temporários."Temos sempre no mês de novembro o começo de diminuição das gerações e em dezembro o índice médio é negativo em 300 mil por causa [do fim] dos contratos temporários", disse.

Lupi divulgou hoje números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) que mostraram a criação de 1,163 milhão de empregos de janeiro a outubro deste ano. No mesmo período do ano passado, foram criados 2,147 milhões."Não me surpreende porque, desde março, nós tínhamos afirmado a solidez da economia nacional, a força do mercado interno. É uma demonstração inequívoca dos acertos das políticas governamentais que nós tivemos ate agora, que possibilitou que o dinheiro circulasse", afirmou. Em outubro, foram abertas 230.956 vagas, o melhor resultado da série histórica, que começa em 1992. É o nono mês consecutivo em que há crescimento de vagas, puxado principalmente pela indústria de transformação.

Leia mais sobre esta matéria no site da Folha

Perfil do Ministro Carlos Lupi

Dois milhões em 2010
O ministro Carlos Lupi (Trabalho) disse nesta segunda-feira esperar a criação de 2 milhões de empregos em 2010, o que seria a maior geração anual de empregos na história.Para 2009, o ministro manteve a projeção de saldo entre 1 milhão e 1,1 milhão de empregos. Segundo Lupi, isso ocorre porque no final do ano são registradas muitas demissões por conta do fim dos contratos temporários.”Temos sempre no mês de novembro o começo de diminuição das gerações e em dezembro o índice médio é negativo em 300 mil por causa [do fim] dos contratos temporários”, disse.

Lupi divulgou hoje números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) que mostraram a criação de 1,163 milhão de empregos de janeiro a outubro deste ano. No mesmo período do ano passado, foram criados 2,147 milhões.”Não me surpreende porque, desde março, nós tínhamos afirmado a solidez da economia nacional, a força do mercado interno. É uma demonstração inequívoca dos acertos das políticas governamentais que nós tivemos ate agora, que possibilitou que o dinheiro circulasse”, afirmou. Em outubro, foram abertas 230.956 vagas, o melhor resultado da série histórica, que começa em 1992. É o nono mês consecutivo em que há crescimento de vagas, puxado principalmente pela indústria de transformação.

Leia mais sobre esta matéria no site da Folha

Perfil do Ministro Carlos Lupi