Odiosvaldo Vigas propõe implantação de hospital pediátrico municipal em Salvador (BA)


07/10/2020

Vereador destaca especificidades das crianças que demandam equipe e espaço adequados

O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) apresentou à Câmara Municipal de Salvador (BA) o Projeto de Indicação nº 445/2020 em que solicita ao prefeito ACM Neto a adoção de medidas necessárias para a construção do Hospital Pediátrico Municipal em Salvador. Na justificativa, o parlamentar afirma que a unidade irá oferecer atendimento médico à criança, que necessita de atenção de baixa, média e alta complexidades.

O vereador frisa ainda que a proposta é que o estabelecimento disponibilize atendimento médico em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), urgência e emergência pediátrica para a população da cidade. “Através do hospital, colocaremos Salvador no ranking do conhecimento e de serviços médicos modernos, no campo da pediatria, para o atendimento e acesso à saúde pública da população, principalmente a pediátrica”, diz Odiosvaldo.

O legislador destaca também a importância de uma unidade “que visa cuidar da criança como um todo, entendendo o que está a sua volta bem como o ambiente familiar que a cerca. Será um hospital que pensa exclusivamente nas crianças, está sempre por dentro das últimas pesquisas, trazendo referência do mundo inteiro. Ou seja, será um dos primeiros a colocar em prática as tendências mundiais em cuidados infantis”, pontuou.

Especificidades

Odiosvaldo salienta que de uma gripe a uma doença rara, a unidade estará preparada para atender a todas as crianças, com profissionais de várias especialidades. Cita “que o Hospital Pediátrico Municipal será projetado para o atendimento desde o recém-nascido, o que reduzirá em muito a mortalidade infantil. Os equipamentos serão calibrados para crianças, desde equipamentos de Raio-X ao centro cirúrgico”, explicou.

O vereador elenca também que o hospital deverá dispor de exames raramente encontrados em hospitais gerais, “o que diminuiria em muito os riscos de erro por ter que adaptar determinados procedimentos”. Odiosvaldo, que é médico, frisa que “uma criança pode ir de pouco doente para muito doente em pouco espaço de tempo e muitas vezes ela pode não ser capaz de informar o que lhe está acontecendo de errado, necessitando do atendimento de uma equipe altamente treinada para seu caso, com habilidade e precisão no diagnóstico e tratamento imediato”.