Odilon de Oliveira assina Carta-compromisso para priorizar o atendimento à saúde no Mato Grosso do Sul

Ascom Odilon de Oliveira
21/09/2018

O candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, Odilon de Oliveira (PDT), assinou, na tarde desta sexta-feira (21), a Carta dos Direitos e Deveres da Pessoa Usuária da Saúde, aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde e atualizada em agosto de 2017, que lhe foi apresentada por representantes do Conselho Estadual.

Entre os anseios presentes no documento destaca-se: assumir de forma direta a gestão dos serviços de saúde sob nossa responsabilidade, não repassando a mesma para terceiros, como OS (Organização Social); garantir processo de regionalização da saúde para desafogar o fluxo de pacientes na Capital; garantir apoio aos municípios, melhorando o atendimento na atenção primária; e investir no mínimo 12% do orçamento em ações de saúde.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhos em Seguridade Social em Mato Grosso do Sul (Sintss-MS), Ricardo Bueno, só no Hospital Regional Rosa Pedrossian, em Campo Grande, estão em falta cerca de 60% dos materiais.

“Fui lá hoje e vi 16 pacientes em um lugar onde deveria ter apenas 6”, afirmou.

Para o candidato, esse tipo de situação é inadmissível, principalmente por se tratar de saúde pública. “Estão tratando a saúde da população como se nada fosse. Precisamos priorizar a saúde, dar condições para os médicos trabalharem. O povo precisa ser bem atendido e isso no meu governo, se eleito for, não vai acontecer”.