Observatório da Democracia define ações para 2020


Wellington Penalva
22/01/2020

Grupo formado por partidos progressistas brasileiros será mais incisivo na defesa do Estado Democrático de Direito

Representantes das Fundações que compõem o Observatório da Democracia se reuniram ontem (21), na sede do PDT, para planejar as ações do grupo em 2020. A reunião foi coordenada por Henrique Matthiesen, da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (FLB-AP), representando o presidente Manoel Dias.

Este ano, o Observatório da Democracia vai atuar com mais força nas análises e denúncias sobre o Governo Bolsonaro e sua política anti-democrática e neoliberal. Nesse sentido, ficou definido: a criação de uma comissão para acompanhar as questões trabalhistas no país; a elaboração de um estudo aprofundado sobre as ferramentas de comunicação, principalmente digitais; e a realização de um ato para expor o desempenho do Governo avaliado em seu primeiro ano.

“Começamos o segundo ano do Observatório e queremos contribuir ainda mais com a sociedade brasileira. Em 2019, emitimos relatórios periódicos com análises das ações do Governo em suas diferentes áreas. Agora queremos avançar no combate a tentativa de usurpação da democracia brasileira em curso e também servir de instrumento de informação e conscientização da população”, afirmou Henrique.

O Observatório da Democracia foi fundado no ano passado com o intuito de analisar as práticas do Governo Bolsonaro e defender o Estado Democrático de Direito no Brasil. A entidade é formada pelas Fundações: Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (PDT); Perceu Ramos (PT); João Mangabeira (PSB); Lauro Campos e Marielle Franco (PSOL); Claudio Campos (PPL); Maurício Grabois (PCdoB); e da Ordem Social (PROS).