O reencontro do Brasil com o Trabalhismo é a única saída


Por Hari Alexandre Brust
11/07/2019

“ O trabalhismo, esta corrente de pensamento que o PDT representa, que está se atualizando a cada momento, é a mais profunda e forte ligação para o trabalhador brasileiro. Nós nos alimentamos na defesa de um projeto de nação desenvolvimentista, livre e democrática, cuja base principal seja o trabalhador e a meta principal a educação com escola de tempo integral.” Carlos Lupi – Presidente do PDT.

O vendaval Bolso-capitalista que assolou o Brasil nestes seis meses de desgoverno, “um festival de besteiras”(Gen. Santos Cruz), destruiu a maior fortaleza de defesa dos trabalhadores brasileiros: o Ministério do Trabalho, criado por Getúlio Vargas, em 1930, com a finalidade de proteger o trabalhador da exploração capitalista. O que esperar de um governante que condena o trabalhador à morte antes de se aposentar e que defende o trabalho infantil? Só mesmo o trabalho escravo.

Diante de todo esse descalabro, de um governo sem bússola, sem um programa voltado para o social e que coloca o capital acima de tudo, acima da força do trabalho, gerado por milhões de trabalhadores, para o Brasil, só tem um caminho: O REENCONTRO COM O TRABALHISMO.

Para Brizola, nosso eterno presidente, “o trabalhismo nasceu da revolução de 1930, de uma inspiração do presidente Getúlio Vargas que foi evoluindo de acordo com o processo social, empenhado em garantir direitos à massa dos deserdados”. Nós temos a nossa responsabilidade com a história. Nosso partido é o único com determinação de assumir as grandes causas nacionais. Nenhum partido é tão nacionalista quanto o nosso. Queremos um País desenvolvido, autônomo e independente, nós somos as emanações das Lutas Sociais.”

Nas eleições presidenciais de 2002, o PDT, sob o comando do saudoso presidente Brizola, apoiou o então candidato pelo PPS Ciro Gomes, “porque via na sua eventual vitória, à volta por cima do trabalhismo.”

Para o presidenciável Ciro Gomes, atualmente vice-presidente do PDT, “não há nada mais moderno hoje, do que o trabalhismo socialista e democrático.”

Em seu discurso na Convenção Nacional do PDT, no dia 20 de julho de 2018,que o consagrou candidato à presidente da república Ciro afirmou: “Estou muito honrado e feliz com a grave missão que estou recebendo do partido de Leonel Brizola, meu velho e querido amigo, mestre e colega governador (veja que privilégio tive)”.

Dizia Ciro: “O Brasil precisa mudar, precisamos de um novo PROJETO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO”. Precisamos celebrar um grande acordo entre todos brasileiros, em torno de algumas metas em que o País pode e deve alcançar: Voltar a crescer, se reindustrializar, reduzir desigualdades, acabar com a extrema pobreza devolver a segurança às famílias e as ruas, avançar na educação e garantir uma saúde que atenda com dignidade o nosso povo. Afirmar a nossa identidade cultural e investir em Ciência e Tecnologia.

Este deve ser o nosso foco até mesmo pela nossa histórica vocação, sucessores que somos do trabalhismo que revolucionou o Brasil no ideário apaixonante de Alberto Pasqualini; na obra histórica e no sacrifício sem paralelo de Getúlio Vargas; na obstinação de João Goulart por reformas de base; ou na luta sem tréguas do maior lutador pela educação na política brasileira Leonel Brizola e seus parceiros inseparáveis Darcy Ribeiro, Doutel de Andrade e Abadias Nascimento, este, campeão das lutas modernas. Contra a discriminação e o preconceito racial”

Amigo e colaborador do saudoso companheiro e chefe Leonel Brizola, por mais de 40 anos, ouso imaginar o texto de sua mensagem do além para Ciro: “Minha saudação calorosa ao meu valoroso companheiro de velhas jornadas. Tu és, companheiro Ciro, disparado o melhor e o mais preparado candidato para tirar o nosso Brasil do atoleiro. Na tua longa e exitosa vida pública como deputado, prefeito, governador e ministro, foste aprovado como parlamentar e executivo. Deste prova da tua probidade e da tua capacidade no exercício dos teus mandatos. Quero destacar no companheiro um traço comum da nossa personalidade. Tanto eu como tu, temos em comum a nossa franqueza, não temos papas na língua, disparamos os objetivos próprios na hora certa. Isto incomoda os disfarçados. Não importa o que eles pensam, pois o importante é ser autêntico. Tu , como eu, és um indignado. Tu és a mudança , a verdadeira reforma. Tuas ideias lastreadas no programa do nosso PDT, são a senha para transformação do nosso País numa grande nação. Estou contigo nessa caminhada ao lado do povo brasileiro.” Forte abraço Leonel Brizola.

*Hari Alexandre Brust é membro da Executiva Estadual do PDT e presidente da Executiva Municipal de Salvador.