O projeto de nação está acima do individual ou partidário, ressalta Lupi, em Curitiba (PR)

Foto: Rafael Bertelli

PDT do Paraná
17/12/2019

“O momento do Brasil é tão grave, tão difícil, que a gente não pode colocar nenhum projeto individual ou partidário acima da nação brasileira”. Esta foi umas das principais mensagens deixada pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, em visita a Curitiba nesta segunda-feira (16).

Ao lado do presidente do PDT Paraná, André Menegotto, Lupi conduziu a reunião da Executiva Estadual, com a presença do deputado federal Gustavo Fruet, dos três deputados estaduais do PDT, Goura, Nelson Luersen e Marcio Pacheco, do vice-presidente Nelton Friedrich, do secretário-geral Valmor Stédile, e de vários coordenadores e lideranças regionais.

Lupi aproveitou o momento de encerramento das atividades de 2019 para reforçar a necessidade de união da centro-esquerda e de fortalecimento de um projeto nacional de desenvolvimento.

“A gente ouve alguns dizerem que a população foi endireitada, que a população está na direita. Não está não. A população pode estar sendo iludida, estar sendo enganada. Estão usando a Bíblica para falar do ódio. Estão usando o nome de Cristo para disseminar a matança ao amor. Na minha Bíblia está escrito amai-vos uns aos outros, na bíblica deles está matai-vos uns aos outros”, argumentou ao criticar a disseminação do ódio que está dividindo os brasileiros.

“Todo esse ódio que eles estão espalhando não leva a nada, somente à divisão do País. E temos que ter competência e inteligência para fazer a população entender isso”, ressaltou ao observar que somente m 2019, mais de 1,2 milhão de brasileiros tiraram porte de armas. “Nunca se morreu tanto. Se Deus existe verdadeiramente, ele só pode ser de amor. Jamais será de ódio”, frisou.

Candidaturas próprias
André Menegotto afirmou que a presença de Lupi no Paraná reforça e respalda todo o trabalho de fortalecimento e reestruturação partidária que está sendo desenvolvido no estado com a constituição das coordenações regionais e, agora, com o desenvolvimento do Plano Estadual de Convenções. “Este é um trabalho contínuo e de fundamental importância para que tenhamos bons resultados nas eleições de 2020 e 2022”, afirmou ao observar iniciou uma agenda de visitas ao interior do estado onde já realizou contatos diretos em 14 cidades de oito regiões distintas.

Nesse sentido, foi reforçada por Carlos Lupi a deliberação da Executiva Nacional que prioriza candidaturas próprias nas eleições de 2020 sendo que nas cidades com população superior aos 200 mil habitantes a candidatura será supervisada pelo Diretório Nacional, com população menor a esse número a supervisão estará a cargo dos Diretórios Estaduais.

Livro
À noite, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) abriu as portas para que Carlos Lupi falasse do seu livro “Um golpe contra os trabalhadores”, que está sendo lançado em várias capitais brasileiras.

“É uma iniciativa muito importante a gente lançar ainda este ano um livro de uma pessoa que tem a experiência nacional do Trabalhismo. O Lupi, que foi ministro do Trabalho, conhece muito bem o que é hoje a situação do trabalhador. Acho que temos que falar com o trabalhador e conseguir separar esse ódio que divide o povo para que a gente consiga construir algo para retomar esse Brasil. A esquerda e todos nós temos que repensar onde erramos, temos que fazer essa reflexão para que possamos achar o rumo das coisas”, observou o presidente do SMC e da Força Sindical, Sérgio Butka.

Na mesma linha de união em torno de um projeto de centro-esquerda, o ex-senador Roberto Requião (MDB) afirmou que “se nós, insistirmos, cada grupo em uma proposta diferenciada, nós não teremos união de espécie alguma”. Requião também falou sobre os perigos e consequências de uma política equivocada que retirada de diretos dos trabalhadores. “Você aumenta a produtividade de uma fábrica especializando o trabalhador e não diminuindo salário e aumentado sua carga horária. Assim você pode até aumentar a produção, mas não vai ter mercado de consumo”, observou.

O líder do PDT na Assembleia Legislativa, deputado Goura, chamou a atenção para o respeito ao povo brasileiro. “O povo não é ignorante. Nós podemos ser. E a gente tem esse dever, e acho que a iniciativa do seu livro também é isso, de conscientizar, de discutir, de fazer política na praça, nos espaços públicos”, afirmou ao falar sobre a importância de estar junto com a população discutindo as demandas e buscando soluções.

Goura também falou sobre o movimento Eco Trabalhista que está se fortalecendo dentro do PDT tanto em nível nacional quanto estadual. “Essas pautas todas devem estar incorporadas ao trabalhismo, à educação e a gente vai fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que isso aconteça”, garantiu.

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, parabenizou Lupi falou da importância da contribuição de Lupi para o Brasil e reforçou o compromisso de fortalecer o PDT na terceira maior cidade do Paraná.