O amor pela educação: 98 anos de Darcy Ribeiro

Por Wellington Penalva
26/10/2020

Darcy Ribeiro. O nome conhecido mundialmente está estampado em livros, estudos e universidades. Mais do que cientista e figura pública indispensável à historiografia recente do país, 98 anos após o seu nascimento, o antropólogo ainda figura como uma ideia de progresso por meio da educação altamente substanciosa à vida brasileira e, lógico, a caminhada pedetista.

Mineiro de Montes Claros, Darcy formou-se em Antropologia em 1946, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Ao longo da vida, atuou em defesa dos povos indígenas, dos latino-americanos e da educação como principal instrumento de emancipação do povo.

Darcy dedicou os seus primeiros anos de estudos aos índios do Pantanal, do Brasil Central e da Amazônia (1946-1956). Nos anos seguintes, dedicou-se á educação primaria e superior. Criou a Universidade de Brasília (UnB), da qual foi o primeiro reitor. Também foi ministro da Educação e, depois, Ministro-Chefe da Casa Civil de João Goulart.

Ligado às reformas de base de Jango, ao trabalhismo brasileiro e fomentador de uma educação crítica e ampla no Brasil, o antropólogo foi perseguido pelos militares e obrigado a deixar o país, após o golpe de 1964. Exilado, viveu em vários países da América Latina, período em que contribuiu com o Governo de Allende, no Chile, e de Velasco Alvarado, no Peru.

Como vice-governador do Rio de Janeiro, durante o primeiro governo de Leonel Brizola (1982-1986), foi o criador intelectual dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps). O projeto educacional implantado no estado é, até hoje, o melhor que já existiu no país, chegando a atender cerca de 400 mil crianças e adolescentes em tempo integral, com atividades extracurriculares, esporte e atendimento de saúde.

Por seus trabalhos e estudos, Darcy Ribeiro recebeu títulos de Doutor Honoris Causa de diversas Universidades, entre elas a de Sorbone e a de Copenhague. Em 1994, o antropólogo se dedicou á implantação da Universidade do Norte Fluminense (UENF).

Senador da República entre 1991 e 1997, Darcy defendeu com brilhantismo a causa da educação e o valor do povo brasileiro, a quem dedicou a sua vida e inúmeras obras.

Hoje, duas décadas após a sua morte, seu legado é constantemente pautado na condução política do PDT. O partido que tem como uma das principais bandeiras a defesa da educação, carrega os feitos de Darcy Ribeiro como instrumento de luta.