Noventa e nove anos de Darcy Ribeiro: é preciso inventar o Brasil que queremos

Por Lauri Bernandes
26/10/2021

“Nesse seu aniversário, nada mais justo do que repensarmos juntos com suas obras e ensinamentos”

Se estivesse vivo, em um lugar além da memória dos que amam este país, Darcy Ribeiro estaria completando 99 anos de vida neste dia 26 de outubro de 2021. E não há algo mais necessário para esse momento que o Brasil vive, do que exercitar o que Darcy Ribeiro aconselhou a todos os brasileiros em vida: “a coisa mais importante para os brasileiros é inventar o Brasil que queremos”.

Para celebrar o legado de 99 anos desse, que foi um dos políticos e líderes mais importantes da história do País, o PDT Nacional e o Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR) querem contar para as pessoas qual é o Brasil que queremos, a partir das vozes de suas lideranças e militantes.

Afinal, Darcy Ribeiro sempre defendeu tudo o que o Brasil mais precisa hoje: educação pública de qualidade e em tempo integral, desenvolvimento, preservação das riquezas naturais, trabalho para todos e diminuição das desigualdades.

Certamente, estaria lutando contra os retrocessos trabalhistas, econômicos, sociais e ambientais do atual desgoverno. Estaria lutando contra os ataques à cultura e à educação pública. E claro, contra o fascismo e outros “ismos” que estão colocando o país de volta no mapa da fome da pobreza.

Darcy Ribeiro sempre acreditou no povo brasileiro, pois conhecia ele como poucos. E nesse seu aniversário nada mais justo do que repensarmos juntos com suas obras e ensinamentos, qual o Brasil que queremos. Sabendo que queremos um Brasil sonhado por Darcy, Leonel Brizola, Alberto Pasqualini e tantos outros.

É com o orgulho desses nomes que o PDT e o MCDR vão responder:

Qual é o Brasil que queremos?

*Lauri Bernardes é secretário-geral nacional do Movimento Cultural Darcy Ribeiro