Novembro Negro do PDT oferece curso e trata de candidaturas negras no partido


PDT da Bahia
08/11/2019

O PDT da Bahia realiza em Salvador, nesta sexta-feira (8) e amanhã (9), dois eventos que fazem parte do Novembro Negro, uma iniciativa concretizada em parceria com a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e da Secretaria Estadual do Movimento Negro baiano. A programação inclui uma discussão sobre candidaturas negras dentro do partido e, ao mesmo tempo, estreita laços com sua militância. Realizado na sede do partido, na Mouraria, o evento terá a participação do presidente nacional do Movimento Negro do PDT, professor Ivaldo Paixão, que vem a Salvador especialmente para os encontros, além de palestrantes convidados.

Hoje, às 19h, o evento começa com uma rodada de discussões sobre candidaturas negras para o pleito de 2020, quando ocorrerá disputas para a Câmara de Vereadores e a Prefeitura. O professores Jorge Portugal, tratará de aspectos históricos e referenciais dessa empreitada. Silvia Rita Cerqueira falará sobre a “Eu Quero Ela”, campanha que tem movimentado a cidade na defesa por candidaturas negras para o pleito de 2020. Ivaldo Paixão, presidente nacional do Movimento Negro, falará sobre a história do PDT junto aos movimentos do povo negro e também um panorama sobre candidaturas de negras e negros em diversas cidades do Brasil, inclusive Salvador.

No dia seguinte, sábado, Ivaldo Paixão irá ministrar, ainda na sede do PDT, o curso A Questão Quilombola: Processos legais para titulação definitiva e licenciamento ambiental. O curso, gratuito, será das 9h às 13h.

“Não poderíamos deixar de fazer um evento de peso para celebrar o Novembro Negro e por isso trazemos a Salvador o presidente do nosso Movimento Negro, Ivaldo Paixão. As presenças dos professores Jorge Portugal e Silvia Rita trazem ainda maior relevância à programação. Além das discussões sobre candidaturas negras, o curso sobre a questão quilombola, ministrado por Paixão, traz ao encontro esse tema palpável e emergencial, pois sabemos como é fundamental tratarmos das circunstâncias legais para a titulação e licenciamento de áreas quilombolas”, comenta o vice-presidente da FLB/AP, Eduardo Rodrigues, que também é advogado.

Já o presidente do Movimento Negro do PDT/Bahia, Roberto Rodrigues, lembra da importância de se ter no evento a representação nacional do partido. “O professor Ivaldo Paixão é um militante que conhece muito bem nossa história, e faz parte dela. Sua presença nos fortalece. Somado a isso, o curso A Questão Quilombola é imperdível, principalmente nesses tempos em que os direitos dos povos tradicionais são constantemente ameaçados”.