Nota em defesa da democracia brasileira


Ascom PDT de Mato Grosso
27/02/2020

O Partido Democrático Trabalhista de Mato Grosso, diante da divulgação de um vídeo enviado pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, convocando uma manifestação contra o Congresso Nacional e o STF, vem a público manifestar indignação e defender a democracia.

O presidente da República fere o princípio da ordem constitucional que prevê a separação dos Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – pilar basilar do Estado Democrático de Direito, inflamando a população brasileira para atos de hostilidade contra os demais Poderes da República, buscando perverter a Constituição e as leis que regem o país, incidindo em crime de responsabilidade, que é passível de perda do mandato.

Tal fato requer uma grande força e articulação do campo democrático e popular do Brasil pela defesa intransigente da democracia e da Constituição Federal Brasileira de 1988, para que cenas de um passado obscuro não tão distante não voltem a se repetir, com o uso da força militar para a dissolução dos Poderes Constituídos e implantação de um absolutismo fundamentalista e repressor da liberdade e dos direitos conquistados.

Atos como este apontam o grave momento em que vivemos, de grandes riscos ao Estado Democrático de Direito, criando tensões para o enfraquecimento das instituições democráticas.

Manifestamos nosso total repúdio à atitude do Presidente da República e colocamo-nos à disposição pelo fortalecimento de uma frente ampla, democrática e popular.

Em defesa da democracia, da soberania nacional e do povo brasileiro.

 

Cuiabá, 26 de fevereiro de 2020

PDT Mato Grosso