Nota do PDT do Mato Grosso do Sul pelo falecimento de Leocádia Aglaé Petri Leme

Foto: Divulgação

Leocádia Aglaé Petri Leme recebe o prêmio de honra da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por ocasião da visita de Ciro Gomes ao Estado em 2019


Ascom PDT de Mato Grosso do Sul
21/02/2022

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Mato Grosso do Sul e do Brasil lamenta profundamente o falecimento de Leocádia Aglaé Petri Leme, aos 73 anos, vítima de um acidente de trânsito, ocorrido na tarde deste domingo (20), em Campo Grande (MS).

Leocádia foi uma das responsáveis pela fundação do partido em nosso Estado, exerceu importante influência política na história sul-mato-grossense e nacional, já foi candidata a deputada federal e também a suplência do Senado Federal. Uma das mais gabaritadas e estimadas profissionais da Educação, em especial do ensino público no País, foi reitora da Universidade Estadual (Uems), fomentando a ideia de estruturar em Mato Grosso do Sul um processo de interiorização do ensino superior, com foco inicial na valorização de professores e profissionais da educação básica. Também foi reitora da Anhanguera (Uniderp) e secretária de Educação do Estado.

Grande defensora dos ideais de Darcy Ribeiro e Leonel Brizola, Leocádia acreditava e defendia com muito afinco a escola de tempo integral, a qualidade do ensino público, a valorização dos trabalhadores em educação e sabia que somente a educação é capaz de transformar a sociedade.

A morte dela abre grande lacuna na política e na educação do nosso estado, entristecendo sobretudo os pedetistas que conviveram com ela partilhando suas ações e pensamentos finais, razão pela qual o PDT de Campo Grande, do Mato Grosso do Sul e nacional declaram-se em luto externando condolências à família.