Nota do MCDR em defesa da Democracia e contra os ataques às instituições democráticas


20/04/2020

O Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR) é um movimento enraizado no Trabalhismo e, portanto, um defensor da democracia brasileira. Dito isso, o MCDR não poderia se calar diante dos ataques à instituições democráticas brasileiras que a duras penas vem se consolidando nesse país, que viveu por mais de 20 anos em uma ditadura sangrenta e assassina com cerceamento das liberdades individuais.

Não é possível aceitar as manifestações ocorridas neste domingo, e pior ainda, endossadas por um presidente eleito no voto da democracia, mesmo que se utilizando ilegalmente das fake news. Jair Bolsonaro participar de atos que pedem o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional só reforça o fato de que nossa democracia está em perigo, como era de se esperar, com a eleição de um presidente que faz questão de homenagear a ditadura e seus ditadores.

Mas se ela está em perigo, cabe a nós defende-las como fizeram tantos trabalhistas que inspiram o MCDR. Por isso, o MCDR, juntamente com várias outras lideranças, entidades, e partidos, vem publicamente manifestar seu repúdio às pífias manifestações que, além de colocarem em risco diversas pessoas em tempos de pandemia, pedem algo que a Constituição proíbe, que é a intervenção militar.

Seguimos vigilantes da democracia brasileira como sempre, e de olho nos ataques que visam colocar em xeque essa que é uma das mais importantes vitórias da nossa história.

 

Roberto Viana Júnior
Presidente Nacional do MCDR-PDT

Lauri Bernardes
Secretário-geral Nacional do MCDR-PDT