Nota de Repúdio da Ação da Mulher Trabalhista – Mato Grosso do Sul – Contra qualquer tipo de machismo


Ascom PDT de Mato Grosso do Sul
29/10/2020

O machismo não escolhe cor, situação econômica, ou grau de instrução e está presente em todas as camadas da sociedade brasileira.

A Ação da Mulher Trabalhista do PDT de Mato Grosso do Sul (AMT-MS ), vem por meio desta nota oficial repudiar veemente a ação do deputado estadual e candidato a prefeito de Campo Grande, Pedro Kemp (PT), que causou um ato de agressão no comitê da candidata a vereadora do mesmo partido, Karla Cânepa, em Campo Grande.

Não vamos entrar no mérito dos problemas internos do partido em questão, porém como mulheres, feministas e que lutam diariamente contra o machismo não podemos assistir aquelas cenas e nos calar. Quando existe violência a razão se perde. Somos defensoras do caminho do diálogo e jamais da agressão ou do assédio moral.

De acordo com a lei, a agressão física não é a única manifestação de violência contra a mulher. Há diferentes formas de violência que se enquadram nesse tipo de crime, que muitas vezes não são reconhecidas pela própria vítima.

A violência psicológica se enquadra em qualquer comportamento que cause danos emocionais e diminuição da autoestima, que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição insistente, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir; ou qualquer outro meio que cause prejuízo à saúde psicológica.

Violência contra as mulheres é crime e nossa luta contra o machismo continua sempre e essa é de verdade!

 

Ação da Mulher Trabalhista do Mato Grosso do Sul 

Campo Grande (MS), 29 de outubro de 2020.