Nota de pesar pelo falecimento de Euclides Scalco, ex-deputado federal


Ascom PDT do Paraná
17/03/2021

NOTA DE PESAR

O PDT do Paraná lamenta profundamente o falecimento do ex-deputado federal Euclides Scalco, ocorrido na madrugada dessa terça-feira (16) em Curitiba. Democrata e idealista iniciou sua vida pública no Diretório Municipal do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em Francisco Beltrão (1960-1962), município no qual se elegeu vereador e, em seguida, prefeito (1963-1964), sempre na legenda do PTB.

Com a extinção dos partidos políticos em consequência do Ato Institucional nº 2 (27/10/1965) foi um dos fundadores, em 1966, da seção paranaense do partido oposicionista, Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Atuou em movimentos de trabalhadores rurais ligados à Igreja Católica e chegou a presidir a Associação de Estudos de Orientação e Assistência Rural (Assessoar)também em Francisco Beltrão, entre 1967 e 1970.

O deputado federal Gustavo Fruet (PDT), lembrou Euclides Scalco como “uma das grandes referências e inspiração para minha trajetória na vida pública! Uma honra ter estado ao seu lado em momentos desafiadores, inclusive na eleição do Senado em 2010. A Dona Terezinha, filhos e netos, um fraterno abraço e uma história que irá sempre orgulhar a todos”.

Líder do PDT na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Goura, também se manifestou. “Lamento profundamente a morte por Covid-19 de Euclides Scalco, grande referência de integridade e de diálogo na vida pública paranaense. Trabalhista e um dos maiores estadistas da história do Paraná, deixa um legado de luta pela Democracia. Meus sentimentos a amigos e familiares”.

O presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini no Paraná e também ex-deputado, Haroldo Ferreira, que acompanhou a trajetória política de Scalco desde Francisco Beltrão, definiu:“Euclides Scalco, homem público respeitável, importante figura da Constituinte, muito ligado ao Dr.Ulisses Guimarães, pai da constituição cidadã e Mário Covas, relator.

Farmacêutico, teve papel fundamental na reforma sanitária brasileira e na construção do SUS”. Secretário-geral do PDT Paraná, Valmor Stédile também tem memoráveis lembranças de Scalco.

“Nos anos 1970 seguidamente ouvia meu pai, Ernesto Stédile, citar o Euclides Scalco como uma das mais respeitáveis lideranças do Sudoeste. E não o fazia por acaso, foram grandes amigos desde a década anterior quando ambos foram vereadores e presidiam os respectivos diretórios do PTB em Coronel Vivida e Francisco Beltrão”.

Aos familiares e amigos, nossos mais profundos sentimentos de gratidão pelo exemplo, pelos ensinamentos e pelo legado em defesa da democracia deixado ao povo paranaense.

 

ANDRÉ MENEGOTTO
Presidente do PDT Paraná