Nota de pesar


02/11/2020

NOTA DE PESAR

 

O Partido Democrático Trabalhista lamenta profundamente o falecimento do ex-deputado paranaense Léo de Almeida Neves, aos 88 anos, ocorrido na noite desta segunda-feira (2) em São Paulo. Cadeira 26 da Academia Paranaense de Letras, Léo de Almeida era economista, advogado, jornalista e escritor. Segundo informações divulgadas pela família no início da noite, haverá velório reservado na capital paulista na terça (3), após devendo o corpo ser cremado como era desejo dele.

Natural de Ponta Grossa, Léo exerceu importante influência política na história paranaense e nacional, desde seus estreitos laços de amizade e companheirismo com ex-senador Abilon de Souza Naves e o ex-presidente João Goulart, nos anos 1950 e 60, no velho PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), ocupando uma das vice-presidências nacionais do partido.

Deputado Federal mais votado do Paraná pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro) em 1966, foi cassado pelo regime militar e presidiu o Banestado após ter seus direitos políticos restaurados no início dos 1980. Em 1983 voltou à Câmara dos Deputados já filiado ao PDT (Partido Democrático Trabalhista), legenda que chegou a presidir em Curitiba após ser um dos principais articuladores da filiação do deputado federal Gustavo Fruet em 2011.

Autor de vários livros publicados, entre os quais se destacam “Vivência de Fatos Históricos” e “Privatizações de FHC: A Era Vargas Continua”, Léo escreveu sua última obra intitulada “Entreolhares” nos seus últimos momentos de vida, sendo hospitalizado antes de sua impressão.

A morte de Léo de Almeida Neves abre grande lacuna na política paranaense, entristecendo sobretudo os pedetistas que conviveram com ele partilhando suas ações e pensamentos finais, razão pela qual o PDT de Curitiba, do Paraná e Nacional declaram-se em luto externando condolências à família.

 

Curitiba, 02 de novembro de 2020.

CARLOS LUPI

Presidente do PDT Nacional

ANDRÉ MENEGOTTO

Presidente do PDT Paraná

 

GUSTAVO FRUET

Deputado Federal e Presidente do PDT Curitiba

GOURA

Líder da Bancada do PDT na Assembleia Legislativa do Paraná