Nitpress lança “Um golpe contra os trabalhadores”, livro-denúncia de Carlos Lupi

Toda Palavra
23/11/2019

“Um golpe contra os trabalhadores” (editora Nitpress), livro-denúncia do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, foi lançado na última sexta-feira (22), na sede da Fundação Leonel Brizola/Alberto Pasqualini (FLPB-AP). A obra, também traz relatos autobiográficos e informações relevantes sobre a história do Trabalhismo, é um manifesto de protesto contra o desmonte do Ministério do Trabalho e a supressão das conquistas trabalhistas iniciada no governo Michel Temer e aprofundada na gestão atual de Jair Bolsonaro.

O candidato do PDT à presidência da República nas últimas eleições, Ciro Gomes, assina o prefácio do livro, cabendo o texto das orelhas ao jornalista Léo Lupi, filho do autor. Segundo Lupi, “o livro é uma homenagem aos trabalhadores, a Getúlio Vargas, João Goulart ,a Brizola e ao Trabalhismo “. Segue, abaixo, uma resenha do livro fornecida pela editora:

O país dos Catilinas

Não é de hoje que a política rende bons livros, sem que sejam, necessariamente, estudos teóricos. Quem teve o prazer de ler “In Catilinam Orationes Quattuor”, ou “Catilinárias”, de Marco Túlio Cícero, sabe disso. Estão ali o humor, a acidez, a voracidade e a inteligência com que o senador romano frustrou seu adversário Lúcio Sérgio Catilina, em 63 a.C., denunciando uma conspiração, que, por meios violentos, incluindo assassinatos de parlamentares com o emprego de milícias, o levaria ao controle da República.

Pois novembro e a Editora NitPress trazem uma dessas obras, que nos fará, certamente, compreender um pouco mais o fenômeno político. Ao mesmo tempo, ela aponta o que seu autor considera um dos mais infames golpes no Brasil, em um amplo movimento iniciado com os acontecimentos que levaram ao suicídio do presidente Getúlio Vargas até a ascensão de Jair Bolsonaro e de seu super ministro da Economia, Paulo Guedes.

O livro se chama “Um golpe contra os trabalhadores” e seu autor é Carlos Lupi, atual presidente nacional do PDT e uma testemunha importante de décadas da agitação política nacional. Herdeiro legítimo do capital filosófico de Leonel Brizola e ministro do Trabalho em dois governos petistas, ele enfatiza a avassaladora desvalorização dos trabalhadores e de sua organização sindical e os ataques ao patrimônio brasileiro, representado pela venda, “a preço de banana”, de empresas estatais e recursos econômicos, promovida, a seu ver, pela fusão de interesses entre as elites internacionais e nacionais.

“Um golpe contra os trabalhadores” aponta o dedo da História para aqueles que Lupi considera os grandes vilões da vida pública do País, mas também é um documento, na medida em que registra eventos memoráveis da política brasileira e seus bastidores. Um deles foi a articulação, que surrupiou de Brizola e seus partidários a legenda do PTB, obrigando-o a fundar o PDT. Lupi fala com autoridade, pois estava lá, presenciando tudo.

Seu texto flutua entre o humor ácido e o ataque direto aos que acredita serem os verdadeiros inimigos da nação brasileira. Os capítulos são temáticos e não definidos por ordem cronológica. Mesclam fatos conhecidos e inéditos à análise do autor. Um deles, inclusive, destaca o advento das fake news e do fundamentalismo no cenário político nacional.

A volta dos exilados no final dos anos 70; a efervescência política das Diretas Já; a promulgação da Constituição Cidadã de 1988; as convulsões sociais e econômicas que se seguiram, inclusive com a queda de Fernando Collor de Mello; a ascensão da esquerda ao poder; o impeachment de Dilma Rousseff; os artifícios, que entregaram a nação nas mãos da direita radical; Lupi registrou tudo isso em seu livro, que parece afirmar: o Brasil é o país dos Catilinas.

José Messias Xavier