Niterói (RJ) antecipa início de vacinação em idosos a partir de 90 anos

Foto: José Leomar

Por Bruno Ribeiro / PDT-RJ
02/02/2021

Cronograma foi antecipado em função da vulnerabilidade do público selecionado e número limitado de doses disponíveis

Idosos, a partir dos 90 anos, começaram a receber nessa segunda-feira (1), em Niterói (RJ), a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A Prefeitura da cidade, gerida por Axel Grael (PDT), determinou a antecipação da imunização devido ao limitado número de doses disponíveis.

Conforme orientação do Gabinete de Crise, o grupo também foi priorizado em função da vulnerabilidade apresentada, se comparado aos demais profissionais de saúde que não estão na linha de frente e não são do grupo de risco. A previsão para chegada de novo lote é para a próxima quarta-feira (3).

A aplicação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, será promovida em quatro policlínicas: Barreto, Vital Brazil, Itaipu e São Lourenço. Na chegada, o beneficiário deverá apresentar o documento de identidade para comprovação da idade.

Prioridade

Protagonista, Niterói priorizou medidas preventivas para evitar a proliferação do vírus e foi a única, no estado, a participar dos testes da CoronaVac. Com isso, recebe reconhecimentos nacionais e internacionais pela eficiência do plano de enfrentamento criado na gestão do ex-prefeito Rodrigo Neves, também do PDT.

Nesse sentido, Axel Grael mantém a intenção de adquirir imediatamente, junto ao Instituto Butantan, 1,1 milhão de doses que foram negociadas desde 2020. Em função do Plano Nacional de Imunização, o lote acordado ficou indisponível em dezembro.

Balanço

Até sexta-feira (29), 15.357 pessoas receberam a primeira dose. Ao todo, foram 18.690 doses enviadas para o município da Região Metropolitana, sendo 11.620 da CoronaVac e 7.070 da Oxford/AstraZeneca, desenvolvida com a colaboração da Fundação Oswaldo Cruz.

Clique aqui para saber mais sobre as ações da Prefeitura de Niterói em combate à Covid-19.