Nelton Friedrich toma posse no Conselho da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini

05/04/2021

O ex-deputado federal constituinte Nelton Friedrich (PDT-PR) passou a fazer parte do Conselho Curador da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini. A reunião de posse foi realizada na quinta-feira (01), e conduzida de forma remota pelo Presidente Nacional do PDT Carlos Lupi e pelo Presidente da FLB-AP, Manoel Dias. Além de Nelton, que já presidiu a FLB-AP por três anos, também tomou posse no Conselho a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT-PE).

A FLB-AP é o principal órgão de cooperação partidária do PDT, responsável por estudos, pesquisas, assessorias e a capacitação de pedetistas e simpatizantes. Surgiu com a reorganização dos partidos e a anistia no final da década de 1970, como Instituto Alberto Pasqualini e, com a morte de Leonel Brizola em 2004, passou a chamar-se Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini, em homenagem ao Líder Trabalhista.

Para Nelton Friedrich, fazer parte do Conselho é uma forma de ampliar ainda mais a forma de atuação, a dinâmica e o compromisso com o povo brasileiro. “Em tempos sombrios como estamos vivendo, é preciso iluminar caminhos”, afirmou Nelton ao ponderar que as fundações são as moradas pensantes dos partidos políticos.

“Mas acima de tudo, esta morada do pensamento também busca construir consciências mais esclarecidas junto às novas gerações. E nós temos um projeto moderno para o Brasil, um projeto de nação. Nosso projeto não é de desmonte e nossa postura não é de vassalagem como daqueles que na verdade tem o compromisso neoliberal e uma proposta absolutamente já vencida que não serve mais para nenhum país do mundo. Por isso, fazer parte do Conselho de Curadores é extremamente significativo num momento como esse”, ressaltou Nelton.

Lançamento de livros e seminários
Segundo o presidente do PDT Paraná e secretário adjunto Nacional, André Menegotto, que participou da reunião, além da reformulação do Conselho, foram discutidos os lançamentos de dois livros pela FLB–AP: “Um tempo bem melhor para se viver – a trajetória histórica do trabalhismo brasileiro”, de Wendel Pinheiro e a obra de autoria do jornalista José Augusto Ribeiro, em comemoração ao centenário de nascimento de Leonel Brizola, que será comemorado em janeiro de 2022.

Discutiu-se ainda a agenda de seminários coordenada pelo professor da Fundação Getúlio Vargas, economista Nelson Marconi, sobre o Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND) defendido por Ciro Gomes e o PDT.