Reginaldo Veras defende a educação inclusiva no Brasil e no Distrito Federal


Da redação
25/08/2021

O deputado distrital, Reginaldo Veras (PDT-DF), se posicionou contrário aos últimos ataques, feito pelo atual ministro da Educação, Milton Ribeiro, sobre a educação inclusiva no Brasil. Em seu pronunciamento na Câmara Legislativa, o deputado afirma ser lamentável a política nacional de educação especial defendida pelo governo de Bolsonaro.

Nas últimas duas semanas, Milton Ribeiro fez declarações ofensivas e preconceituosas a respeito da política educacional inclusiva implantada no Brasil e no Distrito Federal. Em suas falas, o ministro é enfático ao dizer que a sua administração não é inclusiva e o método usado nas escolas atrapalham o ensino dos demais.

“Nós não queremos o inclusivismo, criticam essa minha terminologia, mas é essa mesmo que eu continuo a usar”, afirmou o ministro.

Em um trabalho do Instituto Alana com a ABT Associates de 2016, coordenado pela Universidade de Harvard, compilou 89 estudos de 25 países que revelam ganhos do ensino inclusivo para todos. Um deles é alunos sem deficiência terem opiniões menos preconceituosas e serem mais receptivos a diferenças.

Já na pesquisa Datafolha, em 2019, mostrou que 86% dos entrevistados concordaram com a frase “escolas se tornam melhores ao incluir crianças com deficiência” e 76% acreditam que alunos com deficiência  tem um aprendizado maior junto de crianças sem deficiência. Além disso, a pesquisa também constatou que 26% das crianças e adolescentes de 0 a 14 anos com deficiência estavam fora da escola.

“Quem aprende, não é só quem tem a deficiência, é aqueles julgados não deficientes que aprendem, no mínimo, ao longo da história, a respeitar o próximo e a entender que o processo educacional é um processo de socialização é um processo continuado”, afirmou Reginaldo Veras na Câmara Legislativa do DF.

O pedetista ressalta ainda que, o atual governo e todos os ministros que já passaram pelo cargo, tem retomado um trabalho antiquado e segregador.

“A fala do ministro faz parte da política pública de estado do governo Bolsonaro a política nacional de educação especial que prega a retomada de salas segregadas, salas de aulas apartadas. Ou seja, tudo que a sociedade lutou anos para incluir, esse governo e esses ministros da educação que por lá passaram querem voltar atrás”, afirmou Veras.

Na ocasião, o deputado também relembrou seu trabalho prestado na legislatura passada e reafirmou seu compromisso na luta contra leis que atrasarão a educação inclusiva no País.

“É claro que vamos combater isso com veemência. Na legislatura passada, nós aprovamos nessa Casa, a semana distrital de educação inclusiva. Que era uma lei aparentemente simples, mas que tem dado um resultado significativo e hoje faz parte do calendário escolar da secretária de educação.