Movimento Negro confirma Ivaldo Paixão (CE) na liderança

O Movimento Negro do PDT, reunido neste final de semana (8 e 9/3) em congresso nacional no Rio de Janeiro, na sede da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP),  elegeu em chapa única Ivaldo Paixão, do Ceará, para ser o seu novo presidente. A reunião, que se desenvolveu em clima de cordialidade e consenso, contou com as presenças entre outros do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e do ex-deputado federal Carlos Alberto Oliveira, o autor da Lei Caó.

Este foi o 5º congresso nacional da Secretaria do Movimento Negro do PDT, que desta vez se reuniu sob o lema  “A luta deles!! A Nossa Luta!!”.  A iniciativa também marcou a reorganização do movimento que, além de Paixão, elegeu a nova diretoria executiva do movimento – reservando 40% das vagas para as mulheres e contemplando ainda, na sua composição, representantes de praticamente todos os estados.

Os participantes do encontro também aprovaram um estatuto para o movimento e a chapa eleita – “Unidade Brizolista, Viva Abdias, Edialeda Vive”  – decidiu não só criar uma secretaria específica para a mulher, a secretaria da Mulher Negra; como fortalecer a luta pela implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008.

Outro ponto da plataforma de trabalho da nova gestão é o fortalecimento das bandeiras do Planseq Afro-descendente – e da luta contra a discriminação racial em todo o país, estabelecendo estratégias de empoderamento da população negra.

Segundo o novo líder do movimento, o congresso e os estatutos são  “mais um capítulo importante na história do Partido Democrático Trabalhista que desta forma reafirma o seu compromisso programático com os negros, previsto na Carta de Lisboa, que coloca a população afro-brasileira como de grande importância na efetiva construção da cidadania brasileira”.

Ao fechar o encontro, Ivaldo Paixão assinalou aos presentes que a reorganização da Secretaria Nacional do Movimento Negro “é a continuidade e  mais um passo na reafirmação das lutas das grandes lideranças negras do partido como Abdias do Nascimento e a doutora Edialeda Salgado do Nascimento na tentativa de fortalecer um ambiente que garanta a efetiva inclusão dos (as) negros (as) brasileiros (as) nos destinos da nação brasileira”.

 

A íntegra da chapa “Unidade Brizolista”, eleita:

Presidente: Ivaldo Paixão/CE; 1ª Vice-Presidente: Odete Carvalho/SP; 2ª Vice-Presidente: Eni Canarim/RS; Secretário-Geral: Luis Eduardo/RJ; 1º Secretario: José de Arimatéia/MT; Tesoureiro-Geral: Creuzelly/RJ; 1º Tesoureiro: Francisco Isaias/RS; Secretaria da Mulher Negra: Lindacy de Assis/PE ; Secretaria da Juventude Negra: Anderson da Silva/RJ; Secretaria de Articulação e Capacitação Política: Anderson Britto/MG; Secretaria de Mobilização: Raimundo Gomes/PI ; Secretaria de Movimento Sociais: Paulo Paixão/MT ; Secretaria de Eventos e Projetos: Sandro Correia/BA; Secretaria  de Comunicação Publicidade e Marketing: Verônica Barreto/BA e Secretaria Jurídica:Antônio Brás/PR.

CONSELHO CONSULTIVO

Presidente:                                                         Marcilio Medeiros/PA

Vice-Presidente:                                                  Antônio de Jesus Miranda/RO

Secretário-Geral:                                                 Carlos Martins/AL

SUPLENTES

João Nascimento Sales/AP

Flávio Santiago/

Wanderly Ribeiro/ES

 

CONSELHO FISCAL

Presidente:                                                           Luzia Zenette/MS

Vice-Presidente:                                                    Jorge Luis/BA

Secretário:                                                            Josimar de Souza/DF

 

SUPLENTES

Liliane Cardoso/PR

José João Andrade/CE

Francisco da Silva Filho/RO

 

CONSELHO DE ÉTICA

Presidente:                                                            Sidenil Ferreira/ES

Vice-Presidente                                                       Edvaldo Carlos/AL

Secretária:                                                             Núbia Cristina/AP

SUPLENTES

Edneusa Lopes/PE

Antônio Santana/MT

Roberto Rosa/SC

 

CONSELHO DELIBERATIVO

Presidente:                                                             Flávia de Lima/SC

Vice-Presidente                                                       João Félix/PA

Secretária:                                                              Elizabeth de Carvalho/SP

SUPLENTES

Fabio da Silva/PI

Luzimar Almeida/MS

Renato dos Santos/DF

OM – Sandro Correia e José de Souza Andrade (foto)