Movimento Indígena inicia estruturação dos Núcleos de Base em Mato Grosso

Por Ester Marques
18/01/2018

O Movimento Indígena do PDT (Movi-PDT) começou o ano promovendo a criação dos Núcleos de Base. Encontro realizado em Barra do Garças (MT), iniciou um movimento de filiações e criação de comissões provisórias por todo estado do Mato Grosso.

No encontro, o presidente nacional do Movi-PDT, Rafael Were, nomeou Delfim A’edzane Wa’ore como presidente da Comissão Provisória, além de Onesímo Xavante (vice-presidente),  Cristóvão Tsoropré  (secretário-geral) e, como tesoureiro do movimento, Itamar Tserenhiwa.

Delfim ressaltou a disponibilidade e necessidade de organizar o Movimento Indígena em nível estadual e municipal. “Temos o objetivo de levantar as demandas e promover os cursos da Universidade Leonel Brizola e principalmente, trazer atividades relacionadas ao curso básico de formação política, fortalecendo a juventude para melhorar o futuro das comunidades”, afirmou.

Já o presidente nacional do Movi, Rafael Weree destacou a importância do evento para as aldeias.

“Esse trabalho é muito importante para levar formação política aos xavantes, para qualificar a participação na democracia, e posso dizer que temos muito a fazer, inclusive promovendo o curso básico de formação política, preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e palestra sobre o processo político”, disse Weree, que finalizou. “O PDT terá candidatura própria a presidência, com Ciro Gomes, e desta forma, estamos construindo dentro do movimento indígena um forte palanque para nosso candidato”.

Quem também esteve presente no evento foi Getúlio Tsere Ubudu, um dos netos de Mário Juruna, que lembrou da luta do avô e deixou registrado seu compromisso com o movimento.

“É necessário lutar por melhorias em políticas públicas locais e me coloco a disposição do movimento indígena do PDT, pois estamos promovendo autonomia e fortalecimento na luta dos Xavantes”, afirmou.