Movimento Indígena do PDT repudia declarações racistas de Jair Bolsonaro

FLP-AP/Bruno Ribeiro
10/04/2017

“Nenhum de nós tem medo de você, Bolsonaro!”, afirmou Rafael Weree, presidente do Movimento Indígena do PDT e membro da etnia Xavante, ao repudiar as declarações racistas do deputado federal, Jair Bolsonaro, contra índios e quilombolas. Os ataques ocorreram, na segunda-feira (3), durante uma palestra no Clube Hebraico, do Rio de Janeiro.

“Querem atacar nossas terras demarcadas, pois estão de olho nas riquezas que existentes dentro das nossas terras” alertou o pedetista, ao lembrar que a Constituição Federal assegura os direitos dos povos indígenas no Brasil.

Bolsonaro prometeu que irá acabar com todas as reservas indígenas e comunidades quilombolas do País caso seja eleito residente da República, em 2018.

Ao analisar a origem das ofensas, Weree alerta para a rotineira tentativa de retomada e exploração das terras que formam as reservas protegidas e demarcadas em todo o país. “Muita gente morreu para garantir a nossa terra e merece respeito, como povo originário, e quilombolas, que foram escravizados e trazidos contra sua vontade”, concluiu.