Movimento de Educação apoia inclusão de educadores no grupo prioritário de vacinação

*Por Bruno Ribeiro / FLB-AP
09/02/2021

Diante da volta das aulas presenciais, organização do PDT mobiliza proteção contra o Covid-19

Com o retorno gradual das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas, a proteção dos trabalhadores ligados ao ensino se torna um fator determinante. Por isso, o Movimento Trabalhista Pela Educação (MTPE), vinculado ao PDT, reuniu virtualmente, nesta terça-feira (9), a sua direção nacional para intensificar a mobilização para inclusão dos educadores no grupo prioritário de vacinação contra o Covid-19.

O MTPE manifestou ainda a importância da disponibilização de testagem rápida e de equipamentos de proteção individual, além da garantia de serviços efetivos de desinfecção e de adaptação das instalações escolares. O pacote de medidas é considerado essencial para mitigar o risco, inclusive dos alunos e familiares a partir da rotina diária.

De forma integrada com as determinações de saúde, os pedetistas confirmaram a interlocução com prefeitos e governadores para aprimoramento dos planos municipais e estaduais de imunização, bem como com lideranças do partido, no Congresso Nacional, para encaminhamento de medidas legislativas que abordem o tema.

Ao valorizar a presença do secretário-geral nacional do partido e presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), Manoel Dias, a presidente nacional do movimento, Maria Amélia, defende ainda o debate ampliado com a comunidade científica para ratificar a preservação de vidas.

“O retorno das aulas deve ocorrer de forma segura, pois boa parte da sociedade segue vulnerável a partir do risco de disseminação dentro no ambiente escolar. A vacina protege e o ensino emancipa”, declara.

“Os profissionais da educação reconhecem a relevância do ensino presencial, entretanto é necessário prudência e responsabilidade diante de uma pandemia sem precedentes na história atual”, explica.

Para Manoel Dias, o movimento mostra que sua representatividade e engajamento são reflexos do legado acumulado pelo trabalhismo de Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola.

“Nossas bandeiras sempre estarão atreladas com as causas populares. Resguardar a educação, principalmente no setor público, é primordial para que o povo tenha a oportunidade de se libertar com saúde”, comentou.

“Estamos juntos nessa articulação em prol dos nossos educadores e alunos, pois a pandemia ainda não acabou e a vacinação avança lentamente em função de um presidente da República desqualificado e irresponsável”, completou.