Momento de reflexão


Por Rodrigo Minotto
22/04/2020

Nosso país vive um momento dramático, como o mundo todo, tendo que dar respostas urgentes em temas essenciais, voltados à proteção da vida das pessoas.

Entre essas questões: como oferecer condições seguras de trabalho para nossos profissionais da saúde; ampliação da rede de UTIs; aumento considerável de equipamentos hospitalares; orientações à população com o objetivo de preservar vidas; pesquisa de medicamentos para o combate da pandemia. Questões urgentes e fundamentais não faltam neste momento.

No entanto, quando o mundo todo está com foco voltado para solucionar ou, pelo menos, reduzir ao máximo os danos à vida, eis que surge de repente, entre nós, outra crise.

Apesar de menor do que a pandemia que assola o País, essa outra crise é grave, além de completamente fora de hora: as manifestações de parcelas das nossas comunidades que trazem como principais bandeiras o fechamento do Congresso Nacional e do STF e a volta de uma intervenção militar nos moldes do que aconteceu em 1964.

Pela gravidade da proposta, nos vemos obrigados a criar um espaço em meio ao dolorido e assustado crescimento dos números de contaminados e vidas perdidas pelo coronavírus, para responder a essa minoria que, de maneira irresponsável e inconsequente, vem pedir a volta da ditadura no Brasil.

Essas pessoas desconhecem ou fingem desconhecer os malefícios da ditadura que se instalou no Brasil entre 1964 e 1985.

Façamos uma reflexão. Durante esses 21 anos, perdemos muita coisa. Perdemos a liberdade de manifestação, a mesma liberdade de manifestação que esses grupos tiveram para ir às ruas pedir o retorno do AI-5 – que não teriam caso vivêssemos em um regime de exceção.

Perdemos lideranças democráticas que foram obrigadas a viver exiladas, como foi o caso de nosso grande líder Leonel Brizola, que, mesmo vivendo no exterior continuou a lutar pela volta dos direitos democráticos do nosso país.

Perdemos amigos e familiares, que desapareceram, foram presos ou tiveram que fugir para outros países. Perdemos nossos representantes, eleitos pelo voto popular, com processos de cassação de direitos políticos e até de prisão, como foi o caso do nosso líder histórico Manoel Dias, aqui em Santa Catarina.

Perdemos muito nesses 21 anos de exceção. Não podemos correr o menor risco de fazer a história voltar atrás.

O momento é de reflexão em defesa das liberdades democráticas, dos direitos da pessoa, de nos unirmos em busca de soluções para nossos trabalhadores e empresários no pós coronavírus.

O momento é de pensar em todos, de somar, de sermos solidários, de praticar a empatia.

O momento é de darmos as mãos e lutarmos juntos contra o verdadeiro inimigo a combater hoje: a pandemia que ataca o planeta e ameaça nosso Brasil.

Viva a democracia!

 

*Rodrigo Minotto é deputado estadual, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e vice-presidente do PDT do Estado.