Mogi Mirim vai aumentar em 80% os recursos para acolhimento de idosos

Ascom Prefeitura de Mogi Mirim
30/11/2022

Gestão do prefeito pedetista Paulo Silva vai repassar até R$ 1500 por cada cidadão acolhido

A prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Assistência Social, aumentou os recursos financeiros para o atendimento aos idosos nos Serviços de Acolhimento oferecidos no município em parceria com as entidades sociais.

Atualmente, o repasse feito aos Serviços de Acolhimento variam de R$ 700,00 a R$ 1.000,00 por mês e por idoso acolhido. Já a partir do dia 1º de janeiro de 2023, os valores mensais serão de R$ 1.300,00 para cada idoso de grau I e II, aquele que é mais independente, e de R$ 1.500,00 para cada idoso de grau III, aquele que requer maiores cuidados, entre eles os acamados. O aumento no valor de repasse dos recursos públicos para as entidades, neste caso, representará cerca de 80% a mais do valor atual.

No total, o Município disponibilizará 113 vagas de acolhimento para idosos, sendo que atualmente, 104 estão preenchidas e 9 disponíveis.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Cristina Puls, o aumento estava sendo reivindicado e foi dialogado em conjunto com os presidentes das instituições. “A gente sabe que os valores praticados estavam defasados e que havia mesmo a necessidade de serem revistos, porque o custo deste serviço é alto. Vamos, dessa forma, nos aproximar um pouco mais do custo real e oferecer um fôlego para as instituições que aceitaram manter a parceira”, pontuou.

A secretária lembrou ainda que as instituições recebem 70% do valor do benefício/aposentadoria dos idosos acolhidos, tem suas contas de água custeadas pelo município, e possuem termo para repasse de recursos junto a Secretaria de Saúde, com valores anuais que variam de R$ 84.000,00 a R$ 240.000,00, a depender do grau de dependência.

A Política Municipal de Assistência Social promove ainda o acesso de 1.129 munícipes idosos ao Benefício de Prestação Continuada – BPC, mais conhecido como “LOAS”, através da Coordenadoria de Transferência de Renda e CAD Único.

“Mogi Mirim é reconhecido como município Amigo do Idoso, que defende a dignidade humana e que oferece serviços que vão além do acolhimento institucional, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, o Serviço de Atendimento ao Idoso no domicílio, o Centro Dia, além de atividades físicas e de entretenimento específico para esta faixa etária, através do projeto desenvolvido pelo Instituto Família Barrichello, do Programa Quero Mais Vida, e da Coordenadoria Municipal de Políticas para Pessoa Idosa”, completou Cristina.