Missa nesta terça (22/1) lembrou 86º aniversário de Brizola

A memória de Leonel Brizola, que completaria 86 anos de vida na próxima terça-feira (22/1), será homenageada pelo Brasil afora com diversas iniciativas - entre elas missas na Catedral de Brasília, em Porto Alegre e na Igreja de São José, no Centro do Rio de Janeiro; além da solenidade em Duque Caxias, na Baixada Fluminense, para troca de nome da atual Avenida Presidente Kennedy para Leonel Brizola – por iniciativa dos deputados da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Inicialmente vetada pelo governador Sérgio Cabral, a proposta foi vitoriosa quando o veto do governador foi derrubado em plenário.

A missa na Catedral de Brasília, marcada para as 19 horas do dia 22/1, foi encomendada pela Executiva Nacional do PDT. Já a que será rezada no Centro do Rio de Janeiro no mesmo dia, às 11 horas da manhã e na Igreja de São José, ficará a cargo do capelão militar Milton Campos e será feita por encomenda da direção regional do PDT. Getúlio Vargas, em 1950, ao tomar posse na Presidência da República, antes, assistiu missa nesta mesma igreja – que fica ao lado da Alerj.

A solenidade para rebatizar de Leonel Brizola a Avenida Presidente Kennedy, em Caxias, decisão dos deputados fluminenses, terá caráter suprapartidário e está marcada para 10 horas da manhã do dia 22. O ato público contará com a presença, entre outros, do Líder do PDT na Alerj, deputado Paulo Ramos, e do deputado José Camilo Zito, ex-prefeito da cidade, autor da proposta da mudança. A solenidade se realizará em palanque montado em frente ao CIEP 32, Cora Coralina, na atual Avenida Presidente Kennedy.

O projeto de lei de Zito para mudança do nome da avenida encontrou forte resistência do atual Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que o vetou. Cabral argumentou que Brizola poderia ser homenageado “em outras oportunidades”, considerando inconveniente a troca de nome da avenida.

Mas as bancadas da Alerj, reunidas, em solidariedade a Brizola e Zito, derrubaram o veto do governador em plenário. E aprovaram a mudança de nome da Avenida Presidente Kennedy para Avenida Leonel Brizola. Em Porto Alegre, além da exibição do documentário “Tempos de Luta” na sede do PDT-RS, na rua Félix da Cunha, também será mandada rezar missa em memória de Brizola na Igreja de São Pedro, esta encomendada pelo militante pedetista Danilo Groff.

As homenagens a Brizola são extensivas a sua mulher, Neuza Brizola, que nasceu no dia 21 de janeiro e sempre celebrava o seu natalício junto com o marido.

Leia mais sobre Leonel Brizola

A memória de Leonel Brizola, que completaria 86 anos de vida na próxima terça-feira (22/1), será homenageada pelo Brasil afora com diversas iniciativas – entre elas missas na Catedral de Brasília, em Porto Alegre e na Igreja de São José, no Centro do Rio de Janeiro; além da solenidade em Duque Caxias, na Baixada Fluminense, para troca de nome da atual Avenida Presidente Kennedy para Leonel Brizola – por iniciativa dos deputados da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Inicialmente vetada pelo governador Sérgio Cabral, a proposta foi vitoriosa quando o veto do governador foi derrubado em plenário.

Leia mais sobre Leonel Brizola